Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > MUNDO
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

ONDA DE VIOLÊNCIA

Candidato a prefeito é assassinado diante de apoiadores no México

Desde 23 de setembro passado, foram assassinados 15 candidatos a cargos regionais

Por AFP

19/04/2024 - 21:49 h
Imagem ilustrativa da imagem Candidato a prefeito é assassinado diante de apoiadores no México
-

Noé Ramos, que buscava a reeleição como prefeito do município de Mante, no estado mexicano de Tamaulipas (nordeste), foi assassinado a facadas enquanto estava reunido com apoiadores, informaram autoridades locais.

"Confirmamos e lamentamos o falecimento do candidato de Mante, Noé Ramos", disse à emissora Milenio Jorge Cuéllar, porta-voz de Segurança estadual.

Desde 23 de setembro passado, quando começou o processo para as eleições gerais de 2 de junho, foram assassinados 15 candidatos a cargos regionais, informou a consultoria Integralia, antes do crime contra Ramos.

Irving Barrios, promotor estadual, disse que uma arma branca foi usada no ataque e que as primeiras investigações apontam para um agressor.

Segundo a imprensa local, Ramos, candidato de uma coalizão de centro-direita, caminhava pelas ruas para conversar com vizinhos quando um homem se aproximou e o atacou com uma faca. Forças estaduais "fazem uma operação de busca do provável responsável", acrescentou o promotor.

A espiral de violência ligada ao crime organizado afeta há anos políticos de diversos partidos, sobretudo aqueles que ocupam ou disputam cargos regionais. Os motivos vão desde tentativas das máfias de submeter os candidatos até disputas de poder entre grupos políticos.

Em 3 de abril, em um ataque similar, foi assassinada a tiros ao terminar seu primeiro comício Gisela Gaytán, que buscava ser prefeita de Celaya, no estado de Guanajuato, pelo partido governista Morena. Seu corpo ficou caído ao lado de apoiadores.

Desde dezembro de 2006, quando o governo federal lançou uma ofensiva militar antidrogas polêmica, foram contabilizados mais de 420.000 assassinatos no México, segundo números oficiais.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Tags:

assassinato Mante Noé Ramos prefeito reeleição Tamaulipas

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
Play

VÍDEO: homem ateia fogo em vagão de metrô lotado após divórcio

Play

VÍDEO: TV estatal do Irã é atingida por ataque israelense durante programa ao vivo

Play

Bispo Edir Macedo e Messi 'moram' no mesmo prédio de luxo em Miami

Play

Major da polícia é preso por auxiliar Tuta, alta liderança do PCC

x