Busca interna do iBahia
HOME > MUNDO
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

MUNDO

Chamar homem de careca pode ser tido como assédio no Reino Unido

Empresa foi processada por ex-funcionário que se sentiu ofendido ao ser chamado de careca

Da Redação
Por Da Redação

Siga o A TARDE no Google

Google icon

A Justiça do Reino Unido determinou que chamar um homem de careca em um ambiente de trabalho pode constituir assédio sexual, segundo informações da mídia britânica nesta quinta-feira, 12.

O caso em questão é do eletricista Tony Finn, que trabalhou por mais de 20 anos em uma empresa na cidade de Sheffield, na Inglaterra. Demitido em maio do ano passado, ele processou a empresa alegando que havia sido vítima de assédio sexual de seu supervisor, Jamie King. De acordo com Finn, King o chamou de “otário careca” durante uma discussão em 2019.

Tudo sobre Mundo em primeira mão!
Entre no canal do WhatsApp.

Três juízes do caso debateram se a agressão verbal configuraria um insulto ou um assédio, e acabaram considerando que uma linha foi cruzada pelo supervisor ao fazer comentários sobre a aparência do empregado.

“Pela sua própria admissão, a intenção de King (o supervisor) era ameaçar Finn e insultá-lo. De acordo com nosso juízo, há uma conexão entre a palavra ‘careca’, por um lado, e características relativas ao sexo de outro”, escreveram os juízes.

A empresa ainda chegou a argumentar que mulheres também podem ser carecas, mas os juízes então afirmaram que a calvície é muito mais comum entre os homens. Os magistrados compararam a situação a uma outra história, na qual uma empresa foi condenada porque um supervisor fez um comentário sobre o tamanho dos seios de uma funcionária.

“Nós consideramos que (a calvície) é inerentemente relacional ao sexo”, disseram.

A pena ainda não foi decidida.

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.

Participe também do nosso canal no WhatsApp.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
Play

Papa Leão deseja “feliz Páscoa” em português e volta a criticar guerra

Play

Ex-combatente baiano denuncia torturas contra brasileiros na Ucrânia

Play

Baiano escapa, mas mísseis retêm brasileiros no Catar; Dubai é rota de esperança

Play

Por que soldados de Israel transformaram a Bahia em destino pós-guerra?

x