Com 73% das urnas apuradas, Erdogan mantem vantagem para reeleição | A TARDE
Atarde > Mundo

Com 73% das urnas apuradas, Erdogan mantem vantagem para reeleição

Erdogan tem 50,91% dos votos contra 43,28% do seu concorrente Kilicdaroglu

Publicado domingo, 14 de maio de 2023 às 16:17 h | Atualizado em 14/05/2023, 16:52 | Autor: Da Redação
Atual presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan
Atual presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan -

Os primeiros resultados preliminares da eleição presidencial da Turquia indica uma vantagem do candidato a reeleição do atual presidente Recep Tayyip Erdogan. 73,08% das urnas já foram apuradas até o momento.

Segundo informações divulgadas neste domingo, 14, pela emissora turca, Haberturk e pela agência de notícias estatal, Anadolu, no resultado parcial, Recep Tayyip Erdogan aparece com 50,91% e Kemal Kilicdaroglu, seu principal concorrente está com 43,28%.

Erdogan está no poder da Turquia desde 2023 iniciando seu legado como primeiro-ministro. Ele é líder do religioso Partido da Justiça e Desenvolvimento, na sigla AKP. De acordo com g1, em 2017, Erdogan liderou a troca do regime político de parlamentarismo para o presidencialismo após sair vitorioso de uma tentativa de golpe de Estado, realizada em 2016. 

Entretanto, está é a primeira vez que Erdogan, político que mais tempo comandou a Turquia, corre o risco de perder o posto para o seu opositor. 

O presidente Erdogan foi a sua seção eleitoral em Üsküdar, bairro conservador da cidade de Istambul, para votar e, desejou "um futuro próspero para o país e para a democracia turca".

O opositor mais forte que o atual presidente já teve, Kemal Kiliçdaroglu, votou no bairro de Ancara. Kemal Kilicdaroglu, de 74 anos, líder da oposição, é um político do Partido Republicano do Povo, centro-esquerda.  Kemal lidera uma aliança política com políticos islâmicos e nacionalistas. Ele conseguiu também o apoio do partido curdo, que tem cerca de 10% dos votos.

Entre umas das suas promessas de governo, está a desmobilização do sistema presidencial que Erdogan instalou no parlamentarismo.

Publicações relacionadas

MAIS LIDAS