Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > MUNDO
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

MUNDO

Dólares falsos da Coréia do Norte patrocinam terror, dizem EUA

Por Agência Reuters

17/08/2006 - 20:14 h

A Casa Branca acusou na quinta-feira a Coréia do Norte de falsificar dólares para patrocinar o terrorismo e prometeu continuar combatendo essa atividade ilícita e também o programa nuclear de Pyongyang.



As negociações envolvendo seis partes --EUA, Rússia, China, Japão e as duas Coréias-- sobre o programa nuclear norte-coreano estão paralisadas desde novembro, porque o país se opôs às punições impostas pelos EUA a bancos suspeitos de ajudarem Pyongyang a lavar dólares falsos.



Os Estados Unidos acusam a Coréia do Norte de realizar atividades financeiras fraudulentas, inclusive falsificar notas de cem dólares, para financiar seu programa bélico. Dissidentes dizem que o dinheiro também compra a lealdade da elite norte-coreana.



Pyongyang nega envolvimento nessas atividades e diz que Washington pretende derrubar o regime comunista.



"Já fomos atrás das atividades de falsificação por parte do governo da Coréia do Norte, mas ao mesmo tempo o propósito das negociações a seis partes é descobrir uma forma de criar uma península coreana não-nuclear", afirmou o porta-voz da Casa Branca, Tony Snow. "Os dois objetivos não são excludentes, e os Estados Unidos não estão indo simplesmente atrás de um deles."



"Os norte-coreanos abandonaram (as negociações) porque estão fazendo lavagem de dinheiro para financiar o terrorismo global. Não queremos que eles tenham dinheiro para financiar o terror global, sinto muito, ponto final. Não achamos que seja do nosso interesse permitir que eles vendam armas que podem ser usadas para destruir vidas humanas inocentes."



Os EUA dizem buscar há 15 anos provas de que a Coréia do Norte falsifica dólares e de que o país vende mísseis para o Oriente Médio. Esta é a primeira vez, porém, que uma autoridade norte-americana vincula as atividades ilícitas de Pyongyang --que segundo Washington incluem também a falsificação de cigarros e medicamentos como o Viagra-- ao terrorismo global.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
Play

VÍDEO: TV estatal do Irã é atingida por ataque israelense durante programa ao vivo

Play

Bispo Edir Macedo e Messi 'moram' no mesmo prédio de luxo em Miami

Play

Major da polícia é preso por auxiliar Tuta, alta liderança do PCC

Play

Famosos comentam escolha do novo papa

x