REVERÊNCIA
Dos EUA à China, as mensagens de cumprimentos para o rei Charles III
Chefes de vários países parabenizaram o novo rei, coroado, neste sábado, 6, em Londres
A coroação do Rei Charles III, em Londres, atraiu a atenção de todo o mundo neste sábado, 6. Além da grande exposição na mídia e do forte apelo popular, chefes de estado de diversos países enviaram saudações ao monarca, que substitui a mãe, Rainha Elizabeth II, 8 meses após sua morte.
O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, parabenizou o rei Charles III e a rainha Camilla por sua coroação, e celebrou a "longa amizade" entre seus dois povos, em uma mensagem em sua conta no Twitter.
"A longa amizade entre Estados Unidos e o Reino Unido é fonte de força para os nossos dois povos", afirmou.
A coroação de Charles III "é um testemunho da força duradoura da monarquia britânica, um símbolo de estabilidade e continuidade", disse no Twitter a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen.
"Meus parabéns ao rei Charles III e à Rainha Camilla", acrescentou, em uma mensagem acompanhada por fotos da cerimônia na Abadia de Westminster, na qual esteve presente.
Em sua mensagem de parabéns ao novo monarca britânico, o presidente chinês, Xi Jinping, pediu que Londres aplique uma estratégia de longo prazo para a "paz" e para a "cooperação".
"A China e o Reino Unido, membros permanentes do Conselho de Segurança da ONU, devem adotar uma abordagem estratégica e de longo prazo para promover o movimento histórico em direção à paz, ao desenvolvimento e à cooperação benéfica para todas as partes", declarou o chefe de Estado, citado pela agência oficial de notícias.
"A China está disposta a trabalhar com o Reino Unido para melhorar a amizade entre os seus dois povos", acrescentou Xi.
Em visita ao Quênia, o chefe do governo alemão, Olaf Scholz, saudou a coroação de um aliado na luta a favor do meio ambiente.
"Para mim, era e é muito importante que seja alguém que esteja comprometido com uma estreita cooperação entre o Reino Unido e a União Europeia e que também tenha sua própria luta para avançar na proteção climática", disse. "Isso também nos ajudará", acrescentou.
O presidente da França, Emmanuel Macron, cumprimentou pelo Twitter o rei Charles III, da Grã-Bretanha, e a rainha Camilla, "amigos da França".
"Parabéns ao rei Charles III e à rainha Camilla, amigos da França", escreveu o chefe de Estado francês, que assistiu à cerimônia em Londres com sua esposa, Brigitte.
Macron se sentou ao lado de Lula na cerimônia.
A primeira-ministra italiana, Giorgia Meloni, enviou pelo Twitter os seus "melhores votos ao rei Charles III, à rainha Camilla e a todo o povo britânico".
A líder da extrema direita também aproveitou a ocasião para elogiar o trabalho artesanal italiano, exposto na Abadia de Westminster, onde Charles III foi coroado.
O "Cosmati Pavement", mosaico sobre onde foi colocado o trono, foi "magistralmente criado por artesãos italianos" e "segue impressionando o mundo até hoje e recordando a rica cooperação entre a Itália e o Reino Unido que, estamos certos (...) se aprofundará ainda mais com o rei Charles", destacou Meloni.
Em uma mensagem em inglês publicada no Twitter, o ministério grego das Relações Exteriores "cumprimentou calorosamente a sua Majestade, o rei Charles III", a quem se referiu como um "amigo fiel da Grécia"
"Desejamos a ele sucesso em suas missões e esperamos continuar nossa excelente cooperação e aprofundar ainda mais nossas históricas relações bilaterais", acrescentou a pasta.
O secretário-geral da Otan, Jens Stoltenberg, viu a coroação, à qual assistiu, como um "símbolo da força duradoura" do Reino Unido, país-membro da Aliança militar transatlântica.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro