Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > MUNDO
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

REPUBLICANO

Em vitória conturbada, McCarthy se torna líder da Câmara dos EUA

Após 15 votações, ao longo de quatro dias, Kevin McCarthy foi eleito na madrugada deste sábado

Por Da Redação

07/01/2023 - 16:35 h
Em discurso de abertura, novo presidente disse que quer um "equilíbrio" com as políticas do presidente Joe Biden
Em discurso de abertura, novo presidente disse que quer um "equilíbrio" com as políticas do presidente Joe Biden -

Após 15 votações, ao longo de quatro dias, o republicano Kevin McCarthy foi eleito na madrugada deste sábado, 7, líder da Câmara dos Representantes do Congresso dos Estados Unidos, superando as resistências nas fileiras do próprio partido.

Na noite da véspera da votação, o político de 57 anos de idade conseguiu convencer mais de doze conservadores, falhando apenas por um voto.

Depois de várias negociações, o grupo rebelde formado por apoiadores do ex-presidente Donald Trump cedeu e permitiu a nomeação deste californiano de 57 anos por maioria simples.

Assim terminou uma estagnação sem precedentes em mais de 160 anos que prevê debates agitados e tensões no Congresso americano nos próximos dois anos.

“É hora de governar com responsabilidade e garantir que colocamos os interesses das famílias americanas em primeiro lugar”, disse o presidente Joe Biden após a eleição, afirmando estar “preparado para trabalhar com os republicanos”.

Mandato difícil

Ao longo da semana, esse núcleo de representantes conservadores aproveitou a apertada maioria republicana na Câmara conquistada nas eleições de meio de mandato de novembro para bloquear a nomeação.

Não diminuíram a pressão até obter garantias significativas, entre elas a aplicação de um procedimento para facilitar a destituição do presidente da Câmara.

Finalmente eleito, McCarthy substitui a democrata Nancy Pelosi no cargo de "speaker", embora saia enfraquecido deste processo que provavelmente implicará um mandato muito difícil.

"Temos que colocar os Estados Unidos de volta aos trilhos", disse McCarthy antes de fazer o juramento.

Na agenda dos próximos meses estão negociações para elevar o limite da dívida pública americana, o financiamento do Estado federal e, provavelmente, a liberação de ajuda adicional para a Ucrânia.

No poder da Câmara Baixa, os republicanos prometeram lançar uma série de investigações sobre a gestão da pandemia por Biden e a retirada do Afeganistão.

"É hora de exercer controle sobre a política do presidente", enfatizou McCarthy do plenário.

Sem o controle das duas casas, ao contrário do que aconteceu após sua posse em 2021, Biden não pode aspirar grandes aprovações de leis. Mas com o Senado nas mãos dos democratas, os republicanos também não.

Caos na Câmara

Ao longo desse processo de nomeação, o partido de Biden denunciou o domínio dos trumpistas --muitos dos quais ainda se recusam a admitir a derrota em 2020-- no Partido Republicano, dois anos após o ataque ao Capitólio que terminou com cinco mortos.

"O caos na Câmara dos Representantes é apenas mais um exemplo de como uma faixa extrema... nos impede de governar", disse o líder democrata no Senado, Chuck Schumer.

Mas sem maioria na Câmara desde as eleições de novembro, os democratas também não tiveram apoio para que seu candidato a "speaker", Hakeem Jeffries, vencesse a eleição.

O processo parecia interminável, com maratonas de negociações nos corredores do Capitólio e uma horda de jornalistas captando cada declaração dos representantes rebeldes.

Sem o "speaker", a terceira figura política mais importante dos Estados Unidos depois do presidente e do vice-presidente, os representantes não poderiam assumir seus cargos e, consequentemente, nem votar os projetos de lei.

A raiva era palpável entre os membros do Grand Old Party, como é chamado o Partido Republicano, que apoiou de forma esmagadora a candidatura de McCarthy, levando a debates acalorados.

Muitos deixaram o complexo em protesto contra o discurso de Matt Gaetz, um dos representantes eleitos que lideraram a rebelião.

Cooperação com Biden

No seu discurso de abertura do Congresso, o novo presidente da Câmara garantiu que vai se empenhar em conseguir um "equilíbrio" com as políticas do presidente Joe Biden.

"Não há nada mais importante do que possibilitar às famílias americanas viverem e desfrutarem da vida que merecem. É por isso que estamos empenhados em acabar com o desperdício de Washington, para baixar o preço dos alimentos, gás, habitação, e acabar com o aumento da dívida nacional", disse McCarthy.

Por sua vez, o democrata Biden, já expressou em comunicado sua vontade de cooperar.

Por causa das dificuldades para conseguir os votos suficientes no interior do próprio partido, o deputado disse que "está na hora" de supervisionar a agenda da Casa Branca, apontando como prioridades a imigração, a política energética e "a doutrinação progressista nas escolas".

"Temos que assegurar a fronteira, não mais ignorando uma crise de segurança e soberania", frisou, reforçando a expectativa de aprovar iniciativas legislativas para enfrentar "a fronteira sul aberta"

McCarthy destacou também dois "desafios a longo prazo": a dívida nacional e a ascensão do Partido Comunista Chinês.

O líder da Câmara pretende criar um comitê bipartidário sobre a China para investigar como trazer de volta aos EUA "centenas de milhares de empregos deslocados".

O dirigente republicano lembrou do trabalho do comitê legislativo requerido pelos democratas para investigar a invasão do Capitólio de 6 de janeiro de 2021, e em especial o papel do ex-presidente Donald Trump.

"Acabaram-se as investigações unilaterais, as ideias concorrentes serão testadas perante o público para que ganhem as melhores", advertiu McCarthy.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Tags:

estados unidos EUA Kevin McCarthy política eua

Cidadão Repórter

Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro

ACESSAR

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
Em discurso de abertura, novo presidente disse que quer um "equilíbrio" com as políticas do presidente Joe Biden
Play

Mulher é presa após protestar sem roupa em universidade do Irã

Em discurso de abertura, novo presidente disse que quer um "equilíbrio" com as políticas do presidente Joe Biden
Play

Trump frita batatas no McDonald’s e recebe pedido de brasileira: 'não permita'

Em discurso de abertura, novo presidente disse que quer um "equilíbrio" com as políticas do presidente Joe Biden
Play

Casal faz sexo embaixo de escada e causa alagamento em estação de trem

Em discurso de abertura, novo presidente disse que quer um "equilíbrio" com as políticas do presidente Joe Biden
Play

Embarcação com 278 passageiros vira e ao menos 78 pessoas morreram

x

Assine nossa newsletter e receba conteúdos especiais sobre a Bahia

Selecione abaixo temas de sua preferência e receba notificações personalizadas

BAHIA BBB 2024 CULTURA ECONOMIA ENTRETENIMENTO ESPORTES MUNICÍPIOS MÚSICA O CARRASCO POLÍTICA