RISCO
"Era da ebulição global", diz secretário-geral da ONU sobre o planeta
António Guterrez afirma que situação ainda é reversível, se atitudes forem tomadas
Por Da Redação
O secretário-geral da ONU, abordou o tema das temperaturas extremas enfrentadas pelo hemisfério norte no verão de 2023, durante coletiva de imprensa na manhã desta quinta-feira, 27. Segundo o portal Uol, para António Guterres, há evidências científicas de que o mês de julho é o mais quente já registrado, consequência do aquecimento global.
“A era do aquecimento global acabou. A era da ebulição global chegou”, disse Guterres. “A consequências são claras e trágicas: crianças sendo levadas por enchentes, famílias fugindo de incêndios, trabalhadores desmaiando no calor escaldante”, completou.
De acordo com o portal, apesar do cenário difícil, Guterres afirma que a situação reversível, se atitudes forem tomadas com urgência. “Ainda é possível limitar o aumento da temperatura global a 1,5ºC e evitar o pior, mas apenas com ações drásticas e imediatas”, disse ele.
Guterres ainda pediu aos países em desenvolvimento que mantenham as promessas sobre o financiamento climático internacional e que o exemplo deve vir dos membros do G20, ao liderarem o compromisso com cortes nas emissões de gases do efeito estufa na Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas de 2023. A Chamada da COP28 acontecerá entre 30 de novembro e 12 de dezembro em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes