MUNDO
EUA convoca embaixador russo após colisão de caça com drone americano
Incidente foi classificado pelos americanos como "clara violação do direito internacional"
Por AFP

Os Estados Unidos convocaram, nesta terça-feira, 14, o embaixador da Rússia em Washington, depois que um avião de combate russo se chocou com um drone americano sobre o Mar Negro, informou o Departamento de Estado.
"Vamos convocar o embaixador russo ao Departamento de Estado" em protesto contra este incidente, disse o porta-voz do departamento, Ned Price, aos jornalistas.
"Estamos em contato direto com os russos, mas uma vez a níveis superiores, para transmitir nossa forte objeção a esta interceptação insegura e pouco profissional, que provocou a queda do avião americano não tripulado", acrescentou.
O embaixador russo em Washington foi convocado ao Departamento de Estado na tarde desta terça e o embaixador americano em Moscou transmitiu um protesto por escrito, em uma mensagem dirigida ao Ministério das Relações Exteriores russo.
Price classificou o ocorrido com o equipamento americano de "clara violação do direito internacional".
A colisão acontece em um momento de alta tensão entre o Ocidente e Moscou por causa da invasão da Ucrânia pela Rússia, que completou um ano no final de fevereiro.
Nesta terça, um caça russo Su-27 se chocou com um drone americano de modelo Reaper sobre o Mar Negro, fazendo com que a aeronave não tripulada caísse.
A Casa Branca considerou o incidente um ato "temerário" por parte da Rússia, em meio a temores de uma escalada por causa do conflito na Ucrânia.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes