MUNDO
EUA recuperam peças do balão chinês abatido por militares
Material apreendido inclui sensores eletrônicos e partes da estrutura
Os Estados Unidos recuperaram peças eletrônicas e partes da estrutura do balão chinês abatido por militares no início deste mês. Logo após a derrubada do objeto voador, as equipes americanas confirmaram a capacidade de monitoramento do objeto e a emissão de sinais de comunicação.
De acordo com um comunicado do Comando Norte dos Estados Unidos, "as equipes conseguiram recuperar destroços significativos do objeto, incluindo todos os sensores prioritários identificados e peças eletrônicas, bem como grandes seções da estrutura".
As autoridades americanas afirmam que a China realizou voos de vigilância em mais de 40 países e nos cinco continentes. O caso acendeu um alerta nos serviços de defesa americano, que no último fim de semana, detectaram e abateram outros três dispositivos.
Além dos EUA, Canadá e Colômbia também registram situações semelhantes, de artefatos não identificados sobrevoando seus espaços aéreos. O dispositivo levou a uma nova escalada de tensões entre Washington e Pequim.
Autoridades do país asiático lamentaram a intrusão "involuntária" e alegaram se tratar de um artefato para fins científicos.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro