CONFLITO ARMADO
Evacuação de estrangeiros no Sudão está próxima, apontam forças rivais
Entre estrangeiros que não conseguem sair do país, estão quatro jogadores de futebol brasileiros
Por Da Redação
Iniciados no sábado da última semana, 15, os combates no Sudão entre o Exército e o grupo paramilitar RSF podem ter uma trégua para que os estrangeiros sejam evacuados do país, sinalizam as forças rivais.
Em comunicado oficial, as Forças Armadas do país africano, comandadas pelo general Abdel Fattah Al-Burhan, se disseram dispostas a facilitar a evacuação de estrangeiros, assim como o grupo paramilitar RSF, liderado por Mohamed Hamdan Dagalo, que se comprometeu em reabrir parcialmente todos os aeroportos sudaneses ao tráfego aéreo para permitir que os outros países possam trazer seus cidadãos de volta.
Entre os estrangeiros que não conseguem sair do Sudão, estão nove brasileiros, quatro deles jogadores e os outros cinco membros da comissão técnica do Al-Merreikh, time de futebol de Cartum, capital do país.
Os brasileiros estão presos em um hotel de Cartum desde a semana passada, com comida no fim e sem saberem até quando funcionará o gerador. O grupo espera o cessar-fogo para poder sair do Sudão e mantém contato com familiares no Brasil. A orientação do Itamaraty é que eles não saiam do hotel até o momento.
Até este sábado, 22, mais de 400 pessoas morreram e 3.550 ficaram feridas nos combates, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS).
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes