Busca interna do iBahia
HOME > MUNDO
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

MUNDO

Exército da Síria retoma duas vilas perto do Líbano

Beirute, 29 | Agência Estado

Por Beirute, 29 | Agência Estado

29/03/2014 - 16:17 h | Atualizada em 19/11/2021 - 5:53

Um carro-bomba explodiu neste sábado em uma unidade do Exército do Líbano perto da fronteira com a Síria, matando seis soldados, segundo noticiado pela agência estatal de notícias libanesa. A explosão na cidade de Arsal ocorreu poucas horas após tropas do ditador sírio Bashar al-Assad retomarem duas vilas próximas da fronteira que estavam sob o controle dos rebeldes.

O episódio mostra como o conflito civil na Síria, que já dura três anos, está afetando o Líbano, incitando a violência entre xiitas e sunitas. Em uma mensagem postada de rede de microblogs Twitter, o grupo radical sunita Ahrar al-Sunna in Ballber Brigade assumiu a autoria do atentado. Os sunitas acusam o grupo xiita Hezbollah de auxiliar as tropas de Assad contra os insurgentes.

Tudo sobre Mundo em primeira mão!
Entre no canal do WhatsApp.

Neste sábado, o Exército sírio retomou as vilas de Flita e Ras Maara, perto da fronteira com o Líbano, dando continuidade a um avanço iniciado semanas antes que cortou uma importante rota de suprimentos dos rebeldes. A área fica na região de Qalamoun, que é cortada por uma das mais importantes rodovias do país, que liga a capital, Damasco, a regiões controladas pelo governo no Mar Mediterrâneo.

Segundo a televisão estatal síria, as forças de Assad "varreram os últimos remanescentes dos grupos armados terroristas e destruíram suas armas e ferramentas usadas nos seus crimes". O líder do Hezbollah, xeque Hassan Nasrallah, afirmou que seus homens estão defendendo a Síria e o Líbano de grupos sunitas extremistas. "Nós assumimos essa tarefa e vamos continuar a cumpri-la", comentou.

Segundo um ativista da cidade de Ghouta, que usa o codinome de Abu Yazan al-Shami, rebeldes ainda enfrentam as tropas de Assad nas duas vilas, mas quase 700 pessoas fugiram para o Líbano. Os insurgentes acreditam que o próximo passo do Exército será tentar tomar a cidade de Rankous. Fonte: Associated Press.

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.

Participe também do nosso canal no WhatsApp.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
Play

Trump diz que gosta de Lula, após nova conversa com petista

Play

Fim dos tempos? Homem flagra animal conhecido como 'fantasma branco'

Play

Polícia identifica “intercâmbio” de membro do CV na Ucrânia para treinamento de guerra

Play

Presidente mexicana é assediada sexualmente na rua; veja vídeo

x