MUNDO
Filho de Kim Jong-il nega decisão sobre sucessão
Por Agencia Estado
O filho mais velho do líder da Coreia do Norte, Kim Jong-il, disse que não lhe interessa quem vai tomar as rédeas do país e afirmou que seu pai ainda não nomeou o sucessor, informou hoje a imprensa local. Os comentários de Kim Jong Nam foram feitos em meio a grande especulação sobre quem será o sucessor de seu pai, um dia após o líder norte-coreano ter se reunido com um diplomata chinês em uma tentativa clara de mostrar que está bem de saúde, depois que se especulou que ele teria sofrido um derrame em agosto do ano passado. "Ninguém pode afirmar nada com segurança. Somente meu pai decidirá", afirmou o filho do líder norte-coreano a jornalistas em sua chegada a Pequim para realizar uma visita pessoal.
Kim Jong Nam também ressaltou que não tem informação alguma sobre versões da imprensa de que seu pai passará as funções do governo para seu terceiro filho, Kim Jong Un, que estuda na Suíça e tem pouco mais de 20 anos. "Não é bom fazer suposições e imaginar antes que a decisão seja tomada", afirmou o primogênito.
Kim Jong-il, que faz 67 anos em fevereiro, deixou de aparecer publicamente desde o ano passado. Isso causou preocupações sobre seu estado de saúde. Especula-se que Kim sofreu um derrame e estava se recuperando. Esse assunto é de grande interesse porque Kim governa um país com 23 milhões de habitantes de maneira absoluta, sem permitir oposição alguma. Ele herdou o governo quando seu pai, Kim Il Sung, fundador da Coreia do Norte, morreu em 1994. Foi a primeira sucessão hereditária do poder em um país comunista.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Siga nossas redes