MORTE EM MASSA
Gripe aviária é a causa da morte de elefantes-marinhos e focas
Os primeiros casos da gripe foram registrados em outubro na Antártica
Por Da Redação
As mortes em massa de elefantes-marinhos e focas na região subantártica teve como causa a gripe aviária. É o que aponta uma equipe de virologistas. Os primeiros casos de H5N1 foram detectados na região Antártica em outubro, em mandriões marrom na Ilha Bird, ao largo da Geórgia do Sul. Após dois meses, centenas de elefantes-marinhos foram encontrados mortos. Também houve um aumento de mortes de focas e gaivotas.
Marco Falchieri, cientista da equipe de influenza e virologia aviária da Agência de Saúde Animal e Vegetal do Reino Unido (APHA), coletou amostras da Geórgia do Sul que deram positivo para gripe aviária.
Outras focas tinham sinais respiratórios de gripe aviária, afirmou o cientista, citando “tosse, espirros, secreção ocular, secreção nasal, movimento lento da cabeça e tremores”, ao jornal The Guardian.
Falchieri disse que o número de mortos na Geórgia do Sul foi provavelmente de cerca de 100, principalmente elefantes marinhos, que parecem ser mais afetados do que focas.
No entanto, se a gripe aviária continuasse a espalhar-se por toda a região subantártica, ele disse que “poderia ameaçar significativamente o frágil ecossistema e potencialmente colocar em risco um número muito grande de populações de aves marinhas e mamíferos marinhos”.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes