MUNDO
Hitachi apresenta chip do tamanho de um grão de areia

Por Agencia Estado
Pequenos chips de computador que servem para rastrear pacotes ou identificar ingressos falsificados estão ficando cada vez menores. A fabricante de aparelhos eletrônicos japonesa Hitachi recentemente apresentou um chip com tamanho de apenas 0,05 milímetros por 0,5 milímetros, que mais parece um grão de areia.
Ele é tão pequeno que pode ser grudado em um pedaço de papel e não ser percebido, disse o porta-voz da companhia Masayuki Takeuchi. Tais chips conseguem armazenar dados, mas eles precisam de uma antena externa, muito maior, que os carrega com energia e recebe ou transmite as informações armazenadas.
A tecnologia já é amplamente usada para rastrear e identificar itens, tais como alimentos, ou para prevenir a falsificação de ingressos. Apresentado ao público no começo deste mês, o novo chip é um aperfeiçoamento do Mu-chip, também da Hitachi, cujo tamanho (0,4 milímetros por 0,4 milímetros) assemelha-se a um ponto.
O novo chip, por enquanto sem nome oficial, é 60 vezes menor do que o Mu-chip, mas pode armazenar a mesma quantidade de informações que seu predecessor. O problema é que ele precisa de uma antena externa para transmitir e receber informações, acessório ausente no Mu-chip. As menores antenas têm cerca de 4 milímetros de altura - gigantes, se comparadas ao chip. Ainda não há planos para a produção comercial do novo chip, informou Takeuchi.
Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.
Participe também do nosso canal no WhatsApp.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Siga nossas redes



