AVANÇO TECNOLÓGICO
IA generativa pode substituir 300 milhões de trabalhadores
Sistemas podem garantir crescimento produtivo que aumentaria o PIB global em 7%
Por Da Redação
Uma pesquisa divulgada pelo banco Goldman Sachs revelou que os avanços provocados pela inteligência artificial podem provocar a automação de um quarto do trabalho realizado nos Estados Unidos e na zona do euro.
De acordo com dados publicados nesta segunda-feira, 27, sistemas IA "generativos" como o ChatGPT, poderão ocasionar, dentro de 10 anos, um crescimento produtivo que aumentaria o produto interno bruto global anual em 7%.
Ainda segundo a pesquisa, cerca de 300 milhões de trabalhadores poderiam ser impactados pelo avanço da tecnologia. Advogados e funcionários administrativos estariam entre os que correm maior risco no mercado.
Nos Estados Unidos, as consequências do avanço tecnológico devem afetar 63% da força de trabalho. De acordo com os números, 7% dos trabalhadores dos EUA estão em empregos onde pelo menos metade das suas tarefas podem ser realizadas por IA generativa. Na Europa, a situação é semelhante.
Os dados divulgados pelo Goldman são mais conservadores do que outras pesquisas. Na semana passada, a OpenAI, criadora do GPT-4, publicou que 80% da força de trabalho dos EUA poderia ter pelo menos 10% das suas atividades executadas por meio de IA generativa.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes