adblock ativo

Inundações deixam mais de 100 mortos na Índia e Nepal

Publicado às | Atualizado em 20/10/2021, 08:38 | Autor: AFP
Nesta quarta-feira, 20, o balanço oficial na Índia era de 85 mortos e 11 desaparecidos. O Nepal registra 31 vítimas fatais e 43 desaparecidos. | Foto: AFP
Nesta quarta-feira, 20, o balanço oficial na Índia era de 85 mortos e 11 desaparecidos. O Nepal registra 31 vítimas fatais e 43 desaparecidos. | Foto: AFP -
adblock ativo

Mais de 100 pessoas faleceram na Índia e Nepal vítimas das inundações e deslizamentos de terra após vários dias de chuvas intensas, que destruíram casas e estradas, informaram nesta quarta-feira (20) as autoridades dos dois países, que também citaram vários desaparecidos.

Nesta quarta-feira, 20, o balanço oficial na Índia era de 85 mortos e 11 desaparecidos. O Nepal registra 31 vítimas fatais e 43 desaparecidos.

O serviço meteorológico da Índia elevou o nível de alerta, com a previsão de chuvas "intensas" ou "muito intensas" na região durante os próximos dois dias. Em algumas regiões foram registrados mais de 400 mm de chuva na segunda-feira.

No vizinho Nepal, Humkala Pandey, funcionária do departamento de gestão de desastres, afirmou que "nos últimos três dias registramos 31 mortes por inundações e deslizamentos de terra provocados por fortes chuvas de monção no país. Além disso, 43 pessoas estão desaparecidas", disse.

"Ainda está chovendo em muitos pontos. E ainda estamos compilando os dados. O balanço de mortes pode aumentar", advertiu.

Os deslizamentos de terra são um perigo habitual na região do Himalaia, mas os especialistas afirmam que são cada vez mais comuns pelo derretimento das geleiras e as chuvas cada vez mais erráticas.

Em fevereiro, uma inundação repentina devastou um vale do estado de Uttarakhand, matou quase 200 pessoas. A mesma região registrou 5.700 mortes em uma situação similar em 2013.

Em 2018, pelo menos 500 pessoas morreram nesta região costeira na inundação mais grave em um século.

adblock ativo

Publicações relacionadas