DIPLOMACIA
Itamaraty rebate EUA sobre viagem de Bolsonaro à Rússia
Os EUA criticaram a viagem do presidente em um momento de tensão no leste europeu
Por Da Redação
O Ministério das Relações Exteriores lamentou, em nota divulgada neste sábado, 19, as declarações da porta-voz da Casa Branca sobrea viagem do presidente Jair Bolsonaro à Rússia, nesta semana, em um momento de tensão entre o Ocidente e o pais capitaneado por Vladimir Putin.
"O Ministério das Relações Exteriores lamenta o teor da declaração da porta-voz da Casa Branca a respeito de pronunciamento do senhor presidente da República por ocasião de sua visita à Rússia", disse a pasta, na nota.
"As posições do Brasil sobre a situação da Ucrânia são claras, públicas e foram transmitidas em repetidas ocasiões às autoridades dos países amigos e manifestadas no âmbito do Conselho de Segurança das Nações Unidas (CSNU). O Ministério das Relações Exteriores não considera construtivas, nem úteis, portanto, extrapolações semelhantes a respeito da fala do presidente", conclui a manifestação do Itamaraty.
Na sexta-feira, a porta-voz da Casa Branca, Jen Psaki, disse que o Brasil pode estar do outro lado da comunidade global.
"A grande maioria da comunidade global está unida em sua visão compartilhada de que invadir outro país, tentar tomar algumas de suas terras, aterrorizar seu povo certamente não está alinhado com valores globais, então acho que o Brasil pode estar do outro lado de onde a comunidade global está", disse Psaki em um briefing, questionada sobre a viagem de Bolsonaro.
Bolsonaro visitou nesta semana o presidente russo Vladmir Putin em meio à possibilidade de a Rússia invadir a vizinha Ucrânia, apesar dos protestos da Europa e dos Estados Unidos.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes