COREIA DO NORTE
Kim Jong-un pede que militares acelerem preparativos de guerra
Coreia do Norte classifica movimentos dos Estados Unidos no continente asiático como sem precedentes
Por Da Redação
O ditador da Coreia do Norte, Kim Jong-un, ordenou que militares, indústria de material bélico e setor de armas nucleares acelerem os preparativos de guerra para conter movimentos de confronto dos Estados Unidos classificados pelo país como sem precedentes. O mandatário revelou a informação para a imprensa nesta quarta-feira, 27.
Kim afirmou que Pyongyang iria expandir a partir do próximo ano a cooperação estratégica com países “anti-imperialistas independentes”.
"Kim estabeleceu as tarefas militantes para o Exército Popular e a indústria de materiais bélicos, armas nucleares e setores de defesa civil para acelerar ainda mais os preparativos de guerra", disse para a agência de notícias KCNA.
O mandatário afirma que a "situação militar" na Península Coreana se tornou extrema após confrontos sem precedentes de Washington. Nos últimos meses, Coreia do Sul, Japão e Estados Unidos intensificaram a cooperação militar por consequência de testes de armas no Norte.
Nas semanas anteriores, um submarino nuclear dos EUA foi identificado no porto sul-coreano de Busan. Washington enviou também bombardeiros de longo alcance para realizarem manobras em Seul e Tóquio.
A operação americana foi classificada em Pyongyang como “ações intencionalmente provocativas dos Estados Unidos para uma guerra nuclear”. Em 2023, a Coreia do Norte lançou um satélite de reconhecimento e consagrou o seu estatuto de potência nuclear. O país também testou o seu mais poderoso míssil balístico intercontinental.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes