Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > MUNDO
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

EX-PREMIÊ JAPONÊS MORTO

“Líder brilhante e amigo do Brasil”, diz Bolsonaro sobre Shinzo Abe

Presidente brasileiro lamentou assassinato, decretou luto e pediu rigor na punição aos responsáveis

Da Redação

Por Da Redação

08/07/2022 - 12:01 h
Bolsonaro prestou solidariedade ao povo japonês pela morte de Shinzo Abe
Bolsonaro prestou solidariedade ao povo japonês pela morte de Shinzo Abe -

O assassinato do ex-premiê japonês, Shinzo Abe, de 67 anos, repercutiu entre lideranças políticas em todo o mundo. No Brasil, o presidente da República, Jair Bolsonaro (PL), disse que o país terá luto oficial de três dias. “Como sinal de nosso respeito ao povo japonês, de reconhecimento pela amizade de Shinzo Abe com Brasil e de solidariedade diante de uma crueldade injustificável”, escreveu Bolsonaro.

O presidente brasileiro disse ainda que espera rigor na punição aos envolvidos e que considera Abe um “líder brilhante e que foi um grande amigo do Brasil”. “Estamos com o Japão”, completou Bolsonaro.

Tudo sobre Mundo em primeira mão!
Entre no canal do WhatsApp.

Quase dois anos depois de ter sido obrigado a deixar o posto de chefe de Governo por problemas de saúde, Abe, que bateu recordes como o primeiro-ministro mais longevo do Japão, faleceu depois de ser atingido por tiros em um comício para as eleições do Senado do próximo domingo, apesar das rígidas leis no país contra a posse de armas.

Bolsonaro é um dos presidentes da República que menos decretou luto na história. Até janeiro do ano passado, haviam sido decretados apenas dois: pelas mortes do escritor Olavo de Carvalho e do ex-vice-presidente da República, Marco Maciel. Além disso, Bolsonaro revogou alguns lutos decretados por presidentes anteriores, embora tenha voltado atrás dias depois.

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.

Participe também do nosso canal no WhatsApp.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Tags:

Bolsonaro Japão luto Shinzo Abe

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
Bolsonaro prestou solidariedade ao povo japonês pela morte de Shinzo Abe
Play

Brasil e delegações deixam salão em protesto a Netanyahu na ONU

Bolsonaro prestou solidariedade ao povo japonês pela morte de Shinzo Abe
Play

Vídeo: Trump passa por 'perrengue' antes de discurso na ONU

Bolsonaro prestou solidariedade ao povo japonês pela morte de Shinzo Abe
Play

Asteroide potencialmente perigoso ao mundo será visível a olho nu

Bolsonaro prestou solidariedade ao povo japonês pela morte de Shinzo Abe
Play

Raphinha acusa Disney de racismo contra filho pequeno: "Nojento"

x