Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > MUNDO
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

PROTAGONISMO

Lula discute defesa da Amazônia com governo americano na COP27

Presidente eleito quer retomar liderança do Brasil nos debates globais sobre meio ambiente

Por Da Redação

15/11/2022 - 11:45 h | Atualizada em 15/11/2022 - 14:11
Lula desembarcou nesta segunda-feira, 14, no Egito
Lula desembarcou nesta segunda-feira, 14, no Egito -

O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva inicia nesta terça-feira, 15, nova fase do Brasil à frente dos principais temas globais relacionados ao meio ambiente. O primeiro encontro do petista na COP27, Cúpula das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, no Egito, será com o representante dos Estados Unidos para o Clima, John Kerry.

Durante a reunião, serão debatidos mecanismos de defesa da Amazônia, por meio, por exemplo, do investimento para conter o desmatamento, e a construção de uma nova relação entre os dois países, abalada pela atuação desastrosa do governo Bolsonaro na área ambiental. Basta lembrar que em 2019, a COP seria realizada no Brasil, mas, mesmo antes de assumir a presidência, Bolsonaro recusou sediar o evento.

Segundo interlocutores próximos a Lula, ele quer refazer esses laços e relocar o Brasil no papel de protagonismo na formulação e defesa de políticas ambientais, atuando em parceria com outros países, mas mantendo a soberania do país.

Para isso, pretende já no próximo ano promover eventos internacionais no Brasil, como uma conferência sobre o clima na Amazônia. Esse assunto deve ser inclusive tema do discurso que fará na COP27. Em 2024, o país vai exercer a presidência do G20, que reúne as maiores economias do mundo, e vai precisar organizar vários eventos temáticos ao longo do ano antes da realização do evento principal, com a cúpula do grupo. Em 2025, o objetivo é conseguir promover a COP30 no Brasil.

Do lado americano, há expectativa por uma guinada no discurso do Brasil, em relação ao atual governo Bolsonaro. Kerry disse nesta terça-feira, 15, à BBC News Brasil que está animado em se encontrar com Lula. O membro do governo dos Estados Unidos afirmou que quer discutir com o brasileiro ajuda para garantir a preservação da Amazônia.

"Estamos animados para trabalhar com ele [Lula] e confiantes de que faremos tudo o que podemos", destacou Kerry sobre a proteção da Amazônia. O americano já se reuniu nesta edição da COP27 com a deputada federal eleita Marina Silva, cotada para assumir o ministério do Meio Ambiente no governo Lula. Ela pediu a Kerry e membros de outros países apoio financeiro para a Amazônia.

Durante o governo Bolsonaro, o Fundo internacional criado com esse objetivo paralisou os recursos de cerca de 1 bilhão de dólares por desconfiança com a política brasileira para o meio ambiente. Na época, o ministro da pasta era Ricardo Salles, apontado como principal articulador do esquema que desmantelou o sistema de proteção e fiscalização na floresta para favorecer o comércio ilegal de madeira.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Cidadão Repórter

Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro

ACESSAR

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
Lula desembarcou nesta segunda-feira, 14, no Egito
Play

Mulher é presa após protestar sem roupa em universidade do Irã

Lula desembarcou nesta segunda-feira, 14, no Egito
Play

Trump frita batatas no McDonald’s e recebe pedido de brasileira: 'não permita'

Lula desembarcou nesta segunda-feira, 14, no Egito
Play

Casal faz sexo embaixo de escada e causa alagamento em estação de trem

Lula desembarcou nesta segunda-feira, 14, no Egito
Play

Embarcação com 278 passageiros vira e ao menos 78 pessoas morreram

x

Assine nossa newsletter e receba conteúdos especiais sobre a Bahia

Selecione abaixo temas de sua preferência e receba notificações personalizadas

BAHIA BBB 2024 CULTURA ECONOMIA ENTRETENIMENTO ESPORTES MUNICÍPIOS MÚSICA O CARRASCO POLÍTICA