NEGOCIAÇÕES
Maduro e Irfaan se encontram nesta quinta para tratar sobre Essequibo
Encontro entre os presidentes acontecerá na nação do Caribe
A reunião entre os presidentes de Venezuela, Nicolás Maduro, e Guiana, Irfaan Ali, acontece nesta quinta-feira , 14. O encontro, proposto pelo primeiro-ministro de São Vicente e Granadinas, Ralph Gonsalves, em cartas enviadas aos dois países, tratará sobre a disputa pelo território de Essequibo.
A conversa acontecerá na nação do Caribe. Ambos os países convidaram o presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), como participante das negociações, que enviará o ex-chanceler Celso Amorim, atual chefe da assessoria especial do Palácio do Planalto.
Maduro disse acolher “conversas diretas e cara a cara”. Em contrapartida, o governo da Guiana indicou que concordou com a reunião, mas que vai manter seus posicionamentos firmes nas suas posições sobre Essequibo.
Assunto da reunião
Tanto a Venezuela, quanto a Guiana lutam pelo Essequibo, que é um território do nordeste da América do Sul de quase 160 mil km² com acesso ao Oceano Atlântico, localizado entre a foz dos rios Orinoco e Essequibo.
Atualmente, quem mantém o controle é a Guiana por conta da Sentença Arbitral de Paris, de 1899. No entanto, a Venezuela alega que perdeu o território em 1899 devido à sentença, que considera nula e sem efeito desde 1962, quando denunciou à ONU supostos defeitos no procedimento.
Em 1966, a Guiana tornou-se independente, iniciando uma etapa de negociações diretas com a Venezuela, mas desde então não houve acordo e as tensões aumentaram.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro