SANÇÕES DA GUERRA
Maior superiate do mundo é confiscado de bilionário russo
UE e EUA estão apreendendo artigos de luxo de oligarcas russos
Por Da Redação
O maior superiate do mundo em volume, que pertence ao russo Alisher Usmanov, foi apreendido em Hamburgo, na Alemanha. O iate de 512 pés de Usmanov está confiscado pelo governo alemão. O barco, batizado de Dilbar em homenagem a mãe do bilionário, está avaliado em US$ 594 milhões.
A medida faz parte das sanções econômicas contra bilionários russos deviso a invasão da Rússia na Ucrânia. Até o momento, a União Europeia adotou sanções contra seis das pessoas mais ricas da Rússia, o que inclui Usmanov. O bilionário chamou a decisão de “injusta” e “difamatória”.
Usmanov é o sexto russo mais rico, com uma fortuna de US$ 19,5 bilhões, de acordo com o índice de riqueza da Bloomberg.
Situação parecida aconteceu com Igor Sechin, presidente-executivo da Rosneft, a gigante estatal russa do petróleo. Na França, o seu iate gigante foi apreendido por autoridades alfandegárias. A informação foi divulgada pelo ministro das Finanças da França, Bruno Le Maire, nesta quinta-feira, 3.
“Graças à alfândega francesa por aplicar as sanções da UE contra pessoas próximas aos líderes da Rússia”, disse Le Maire no Twitter. "No momento em que foi feita a inspeção, o barco estava a preparar-se para zarpar com urgência, sem ter terminado os trabalhos previstos", acrescentou o ministro.
Desde a invasão russa na Ucrânia, países membros da OTAN estão apreendendo artigos de luxo da elita russa. O objetivo foi relatado até mesmo pelo presidente dos EUA, Joe Biden. "Estamos nos unindo aos nossos aliados europeus para encontrar e apreender seus iates, seus apartamentos de luxo, seus jatos particulares", disse em discurso na Casa Branca.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes