adblock ativo

Manifestantes bloqueiam estradas e ferrovias na Índia

Publicado segunda-feira, 26 de maio de 2008 às 11:14 h | Atualizado em 26/05/2008, 11:14 | Autor: Agencia Estado
adblock ativo

As manifestações no oeste da Índia, protagonizadas por uma das castas mais baixas do país, avançaram hoje por novas regiões. Após quatro dias de protestos, pelo menos 37 pessoas morreram no Estado do Rajastão, o mais afetado. Dezenas de pessoas ficaram feridas. Os protestos espalharam-se hoje para Uttar Pradesh, no norte da Índia, onde os integrantes da comunidade gujjar pararam trens, bloquearam estradas e interromperam audiências judiciais.

Os protestos são protagonizados pela comunidades gujjar. Os integrantes da casta hereditária exigem que ela seja reclassificada para baixo, o que possibilitaria a ela qualificar-se para cotas em universidades públicas e cargos no governo. O governo recusa-se a atender à demanda.

Os manifestantes paralisaram o tráfego rodoviário e ferroviário entre Jaipur e cidades como Agra, a capital do Rajastão, e Bombaim, a capital financeira da Índia, disse Rohit Kumar Singh, comissário de informação do Estado. Forças do governo receberam ordens de retirar os participantes que bloquearam estradas e ferrovias.

adblock ativo

Publicações relacionadas