Busca interna do iBahia
HOME > MUNDO

CRISE NA ARGENTINA

Milei fecha acordo bilionário com os EUA para salvar o peso

Parceria firmada por Javier Milei busca estabilizar o peso argentino em meio à crise e às eleições legislativas

AFP
Por AFP
Presidente da Argentina, Javier Milei em Buenos Aires
Presidente da Argentina, Javier Milei em Buenos Aires - Foto: LUIS ROBAYO/AFP

A Argentina formalizou uma linha de financiamento de 20 bilhões de dólares (108,7 bilhões de reais) com os Estados Unidos nesta segunda-feira, 20, por meio de um swap (troca de moedas), como parte de um acordo de estabilização cambial, informou o Banco Central.

O anúncio ocorre em meio a uma desvalorização do peso argentino e poucos dias antes das cruciais eleições legislativas para o governo do presidente ultraliberal Javier Milei, em 26 de outubro.

Tudo sobre Mundo em primeira mão! Compartilhar no Whatsapp Entre no canal do WhatsApp.

“O objetivo deste acordo é contribuir para a estabilidade macroeconômica da Argentina, com ênfase especial na preservação da estabilidade de preços e na promoção do crescimento econômico sustentável”, afirmou a autoridade monetária em comunicado compartilhado com a imprensa.

Milei busca apoio de Washington para conter a crise e manter o peso estável

O governo americano também prometeu ao seu aliado Milei outros 20 bilhões de dólares em fundos públicos e privados para lidar com as turbulências do mercado, desde que ele obteve um bom resultado eleitoral.

O presidente americano, Donald Trump, justificou sua ajuda à Argentina: “Eles não têm dinheiro (...), estão lutando muito para sobreviver”, disse à imprensa no domingo.

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Google Noticias Siga o A TARDE no Google Noticias

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no Email

Tags

Argentina banco central dólar economia eleições EUA trump

Relacionadas

Mais lidas