TELEVISÃO
Morre aos 93 anos Barbara Walters, primeira âncora na TV dos EUA
Jornalista chegou às manchetes, em 1976, como a primeira âncora feminina de uma rede de notícias
Por Da Redação

A jornalista Barbara Walters, referência do jornalismo norte-americano, morreu na sexta-feira, 30, aos 93 anos. A profissional chegou a espaços enquanto a profissão era majoritariamente masculina e virou uma lenda da profissão nos Estados Unidos.
“Barbara Walters faleceu pacificamente em sua casa cercada por entes queridos. Ela viveu sua vida sem arrependimentos. Ela foi uma pioneira não apenas para as jornalistas, mas para todas as mulheres”, disse a porta-voz de Barbara, Cindi Berger, à CNN. A causa da morte da jornalista não foi divulgada.
Barbara Walters chegou às manchetes, em 1976, como a primeira âncora feminina de uma rede de notícias, com um salário anual de $ 1 milhão. Ela se destacou pelas entrevistas exclusivas com governantes, realeza e artistas, que concederam a ela o status de celebridade, que a equiparou aos seus entrevistados.
Entre fatos mais marcantes da vida profissional de Walters que vão desde a viagem histórica do presidente Richard Nixon à China em 1972 a entrevista com o primeiro presidente negro da história do EUA, Barack Obama.
A jornalista se aposentou em 2014, depois de uma carreira ilustre de 53 anos. Na época com 84 anos, ela se despediu no 'The View', programa matutino que ela criou em 1997, dizendo que a possibilidade de ter ajudado outras mulheres a ganharem mais espaços na profissão era motivo de orgulho.
"Se eu fiz algo para ajudar isso a acontecer, esse é meu legado (...) Quem sabe o que o futuro irá trazer? Talvez, em vez de adeus, eu deva dizer 'a bientôt', que em francês significa 'até mais tarde'", declarou na despedida.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes