FICAM AS LEMBRANÇAS
Morre Cynara, do Quarteto em Cy, grupo vocal brasileiro
Aos 78 anos, cantora morreu em hospital no Rio de Janeiro
Por Da Redação
Nesta terça-feira, 11, morreu no Rio de Janeiro, a cantora Cynara, aos 78 anos, integrante do quarteto em Cy, grupo vocal lendário formado em 1964 com as irmãs Cyva, Cybele e Cylene.
A cantora estava internada no Hospital Casa Prontocor, na Barra da Tijuca, com pneumonia, por causa de complicações na recuperação de uma cirurgia depois de ter quebrado o fêmur, numa queda, na semana passada. A família ainda não divulgou detalhes do velório.
As irmãs do quarteto em Cy nasceram em Ibirataia, na Bahia, e se mudaram ainda jovens para o Rio de Janeiro, para trabalhar com música, com o apoio do poeta e compositor Vinícius de Moraes, que a chamavam carinhosamente de “baianinhas”.
A estreia oficial do Quarteto aconteceu no dia 30 de junho de 1964, no Bottles Bar, no Beco das Garrafas. No mesmo ano, o grupo registrou seu primeiro LP, "Quarteto em Cy”, e no ano seguinte participaria do célebre disco “Afro-sambas com Vinicius de Moraes e Baden Powell”. Em 1966, Cylene foi substituída por Regina
Em 30 de junho de 1964 aconteceu a estreia oficial do Quarteto, no Bottles Bar, no Beco das Garrafas, ano em que o grupo registrou seu primeiro LP, “Quarteto em Cy”. Um ano depois, em 1965, participaram do célebre disco "Afro-sambas" com Vinícius de Moraes e Baden Powell. Em 1966, Cylene foi substituída por Regina Werneck e o Quarteto foi rebatizado de “Girls From Bahia”, gravou LPs, fez shows e participou de programas.
Cynara interpretou a canção “Sabiá”, de Tom Jobim e Chico Buarque, no histórico Festival da Canção de 1968, no Maracanãzinho.
Já em 1968, Cynara e Cybele se desligaram do grupo, gravaram um LP e seguiram como dupla até o ano seguinte, quando Cynara se casaria com Ruy Faria, integrante do MPB4.
O Quarteto em Cy interrompeu suas atividades em 1970, se reestruturando dois anos depois, com a presença de Cyva, Sonia e Dorinha Tapajós. Teve o acompanhamento da direção musical de Luís Cláudio Ramos até 1983, registrou LPs, como “Antologia do samba-canção” (1975), “Resistindo” (1977), “Querelas do Brasil” (1978), “Cobra de vidro ” (com o MPB-4, em 1979) e “Em 1000 kilohertz” (1980).
A partir de 1983, o Quarteto passou a atuar sob a direção musical de Célia Vaz e lançou os LPs “Ponto de luz” (1983), “A arte do Quarteto em Cy” (1984), “A arte do Quarteto em Cy e MPB-4” (1985), “Show ao vivo com Vinicius e Toquinho” (1986) e “Para fazer feliz a quem se ama” (1989).
Os shows no Brasil e exterior seguiram até 2014, quando Cibele morreu de isquemia pulmonar. Em 2016, o grupo lançou o álbum “Janelas abertas", com o qual comemorou 50 anos de carreira e apresentou a nova formação, com Keyla e Corina no lugar de Cybele e Sônia.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes