Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > MUNDO
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email
11/04/2023 às 17:20 | Autor: Da Redação

FICAM AS LEMBRANÇAS

Morre Cynara, do Quarteto em Cy, grupo vocal brasileiro

Aos 78 anos, cantora morreu em hospital no Rio de Janeiro

Cynara fez parte do Quarteo em Cy, muito conhecido nos anos 60
Cynara fez parte do Quarteo em Cy, muito conhecido nos anos 60 -

Nesta terça-feira, 11, morreu no Rio de Janeiro, a cantora Cynara, aos 78 anos, integrante do quarteto em Cy, grupo vocal lendário formado em 1964 com as irmãs Cyva, Cybele e Cylene.

A cantora estava internada no Hospital Casa Prontocor, na Barra da Tijuca, com pneumonia, por causa de complicações na recuperação de uma cirurgia depois de ter quebrado o fêmur, numa queda, na semana passada. A família ainda não divulgou detalhes do velório.

As irmãs do quarteto em Cy nasceram em Ibirataia, na Bahia, e se mudaram ainda jovens para o Rio de Janeiro, para trabalhar com música, com o apoio do poeta e compositor Vinícius de Moraes, que a chamavam carinhosamente de “baianinhas”.

A estreia oficial do Quarteto aconteceu no dia 30 de junho de 1964, no Bottles Bar, no Beco das Garrafas. No mesmo ano, o grupo registrou seu primeiro LP, "Quarteto em Cy”, e no ano seguinte participaria do célebre disco “Afro-sambas com Vinicius de Moraes e Baden Powell”. Em 1966, Cylene foi substituída por Regina

Em 30 de junho de 1964 aconteceu a estreia oficial do Quarteto, no Bottles Bar, no Beco das Garrafas, ano em que o grupo registrou seu primeiro LP, “Quarteto em Cy”. Um ano depois, em 1965, participaram do célebre disco "Afro-sambas" com Vinícius de Moraes e Baden Powell. Em 1966, Cylene foi substituída por Regina Werneck e o Quarteto foi rebatizado de “Girls From Bahia”, gravou LPs, fez shows e participou de programas.

Cynara interpretou a canção “Sabiá”, de Tom Jobim e Chico Buarque, no histórico Festival da Canção de 1968, no Maracanãzinho.

Já em 1968, Cynara e Cybele se desligaram do grupo, gravaram um LP e seguiram como dupla até o ano seguinte, quando Cynara se casaria com Ruy Faria, integrante do MPB4.

O Quarteto em Cy interrompeu suas atividades em 1970, se reestruturando dois anos depois, com a presença de Cyva, Sonia e Dorinha Tapajós. Teve o acompanhamento da direção musical de Luís Cláudio Ramos até 1983, registrou LPs, como “Antologia do samba-canção” (1975), “Resistindo” (1977), “Querelas do Brasil” (1978), “Cobra de vidro ” (com o MPB-4, em 1979) e “Em 1000 kilohertz” (1980).

A partir de 1983, o Quarteto passou a atuar sob a direção musical de Célia Vaz e lançou os LPs “Ponto de luz” (1983), “A arte do Quarteto em Cy” (1984), “A arte do Quarteto em Cy e MPB-4” (1985), “Show ao vivo com Vinicius e Toquinho” (1986) e “Para fazer feliz a quem se ama” (1989).

Os shows no Brasil e exterior seguiram até 2014, quando Cibele morreu de isquemia pulmonar. Em 2016, o grupo lançou o álbum “Janelas abertas", com o qual comemorou 50 anos de carreira e apresentou a nova formação, com Keyla e Corina no lugar de Cybele e Sônia.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Tags:

anos 60 cantora Morte

Cidadão Repórter

Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro

ACESSAR

Publicações Relacionadas

A tarde play
Cynara fez parte do Quarteo em Cy, muito conhecido nos anos 60
Play

Trump frita batatas no McDonald’s e recebe pedido de brasileira: 'não permita'

Cynara fez parte do Quarteo em Cy, muito conhecido nos anos 60
Play

Casal faz sexo embaixo de escada e causa alagamento em estação de trem

Cynara fez parte do Quarteo em Cy, muito conhecido nos anos 60
Play

Embarcação com 278 passageiros vira e ao menos 78 pessoas morreram

Cynara fez parte do Quarteo em Cy, muito conhecido nos anos 60
Play

Saiba quem é Adriana Vieira, modelo brasileira encontrada morta no EUA

x

Assine nossa newsletter e receba conteúdos especiais sobre a Bahia

Selecione abaixo temas de sua preferência e receba notificações personalizadas

BAHIA BBB 2024 CULTURA ECONOMIA ENTRETENIMENTO ESPORTES MUNICÍPIOS MÚSICA O CARRASCO POLÍTICA