MUNDO
Nasa projeta helicóptero autônomo para pousar em Marte
Novo equipamento deve pousar sozinho no planeta vermelho
Por Da Redação
Com a aposentadoria do helicóptero Ingenuity em janeiro, após completar 72 voos bem-sucedidos na superfície de Marte, a NASA iniciou os testes de um novo drone robótico para explorar o planeta vermelho. De acordo com a revista científica New Scientist, a nova aeronave será capaz de cortar a atmosfera de Marte em alta velocidade antes de pousar sozinha e percorrer vários quilômetros por dia, transportando equipamentos científicos.
Em entrevista à publicação, Theodore (Teddy) Tzanetos, supervisor do Ingenuity no Laboratório de Propulsão a Jato da NASA, revelou detalhes do novo helicóptero, denominado Chopper.
De acordo com a CNN, o Chopper será um drone de seis lâminas, pesando 35 quilos – 20 vezes mais do que o Ingenuity. Ele terá autonomia para percorrer até 3 quilômetros por sol (um dia marciano, com 24h40min) e poderá carregar até 5 quilos de carga científica.
Como funcionará o novo helicóptero?
Ao contrário do Ingenuity, que chegou a Marte a bordo do rover Perseverance, o Chopper será capaz de pousar diretamente na superfície do planeta a partir da órbita, sem a necessidade de apoio externo.
A aeronave será equipada com um jetpack — um dispositivo motorizado projetado para gerar impulso, desacelerar e controlar o pouso ao adentrar a atmosfera marciana.
Além disso, o Chopper será capaz de pousar de forma totalmente autônoma, sem a necessidade de selecionar cuidadosamente o ponto de entrada na atmosfera. Isso permite uma redução tanto na massa do veículo de lançamento quanto do próprio drone, resultando em maior eficiência no consumo de combustível.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes