Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > MUNDO
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

MUNDO

Papa proclama 20 novos cardeais e pede que deixem de lado a inveja e a raiva

Estadão Conteúdo

Por Estadão Conteúdo

14/02/2015 - 11:51 h | Atualizada em 19/11/2021 - 6:38

O papa Francisco proclamou neste sábado 20 novos cardeais para o clube da elite eclesiástica, que elegerá seu sucessor, e imediatamente fez um discurso com tom de reprimenda. O pontífice pediu que os líderes religiosos coloquem de lado o orgulho, a inveja e os seus interesses e, em vez disso, pratiquem a caridade perfeita.

Francisco fez as declarações durante uma cerimônia na Basílica de São Pedro na qual nomeou os novos "príncipes da Igreja" ao Colégio de Cardeais e deu a eles seus novos chapéus vermelhos. O papa aposentado Benedito XVI compareceu ao evento e se sentou na primeira fila. Francisco o abraçou no início e no fim do serviço e uma fila de cardeais se formou para cumprimentá-lo antes da procissão no final do dia.

Tudo sobre Mundo em primeira mão!
Entre no canal do WhatsApp.

Muitos dos novos cardeais vieram de países distantes, de dioceses negligenciadas, onde os católicos são uma minoria étnica, o que reflete a insistência do novo papa para que a Igreja esteja próxima das periferias e aceite os marginalizados em sua governança. Diversos nomeados são pastores que, como Francisco, focaram seus ministérios para o trabalho com os pobres e desprivilegiados.

Em sua homilia, o pontífice lembrou a seus novos colaboradores que ser um cardeal não é um prêmio, ou um cargo extravagante, mas uma maneira de servir à Igreja com humildade e ternura. Ele alertou para o fato de que nenhum católico está imune à tentação de ser invejoso, raivoso ou orgulhoso, ou de perseguir seus próprios interesses, mesmo quando "vestido com aparência nobre".

"Mesmo aqui, a caridade, e somente a caridade, nos liberta", ele disse. "Sobretudo, nos livra do perigo mortal da raiva reprimida, daquela raiva latente que nos faz remoer os maus da nossa vida. Não! Isso é inaceitável para um homem da Igreja."

De certa forma, seu discurso foi uma versão amenizada da crítica que fez a burocratas do Vaticano logo antes do Natal. Ele destacou, na época, 15 doenças do homem, incluindo o "Alzheimer espiritual" e o "terrorismo da fofoca".

Esta foi a segunda vez que Francisco nomeou novos cardeais e mais uma vez as "periferias" ganharam representação geográfica no Colégio. Suas escolhas, porém, também refletem sua visão do que a Igreja deve ser, com um olhar mais cuidadoso para os pobres e os marginalizados.

Os escolhidos incluem o cardeal Soane Patita Paini Mafi, de Tonga, uma pequena ilha no meio do Oceano Pacífico que deve ser um dos principais territórios a sofrer com o aquecimento global. Outro cardeal, Francesco Montenegro, de Agrigento, na Sicília, também supervisiona a diocese de Lampedusa, território inundado por milhares de imigrantes nos últimos anos. A lista traz também o nome do arcebispo Jose Luis Lacunza Maestrojuan, de David, no Panamá, que trabalha para proteger povos indígenas dos interesses mineradores.

Embora os cardeais sejam chamados para aconselhar o papa, o principal objetivo do Colégio é escolher um novo pontífice quando o atual falecer ou for incapaz de continuar na função. Apenas aqueles com menos de 80 anos podem participar do conclave e, com as nomeações do sábado, o número total de habilitados chegou a 125, cinco a mais do que o limite tradicional. Fonte: Associated Press.

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.

Participe também do nosso canal no WhatsApp.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
Play

Brasil e delegações deixam salão em protesto a Netanyahu na ONU

Play

Vídeo: Trump passa por 'perrengue' antes de discurso na ONU

Play

Asteroide potencialmente perigoso ao mundo será visível a olho nu

Play

Raphinha acusa Disney de racismo contra filho pequeno: "Nojento"

x