Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > MUNDO
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

MUNDO

Pela primeira vez, mulher é a pessoa mais rica da China

Por Agência Reuters

10/10/2006 - 22:36 h

Uma mulher lidera pela primeira vez a lista das pessoas mais ricas da China, quase empatada com o ex-bicampeão Huang Guangyu, da empresa Gome Electrical Appliances, e com vários dirigentes de estatais.



Agora oficialmente considerada bilionária, Cheung Yan, 49, é fundadora e presidente da maior empresa chinesa de embalagens de papel, a Nine Dragons. Graças ao lançamento de ações da empresa, em março, sua fortuna se multiplicou por nove, atingindo 3,4 bilhões de dólares.



Desde então, as ações da empresa subiram 165 por cento. Em 31 de agosto, ela controlava 72 por cento da Nine Dragons, segundo a pesquisa anual realizada por Rupert Hoogewerf, pioneiro nesse tipo de levantamento para a revista Forbes.



A estelar ascensão de Cheung é rara num país comunista onde as maiores corporações são estatais ou comandadas por executivos homens bem-relacionados, e onde "capitalismo" ainda é palavrão em alguns meios.



Décadas depois de Mao Tse-tung proclamar que as mulheres "sustentam metade do céu", elas ainda não chegarem ao poderoso Comitê Permanente do Politburo -- embora a vice-primeira-ministra Wu Yi esteja no menos influente Politburo do Partido Comunista, de 24 membros.



"As mulheres da China estão ficando mais visíveis nos negócios", disse Hoogewerf, que publica a lista desde 1999.



"Tradicionalmente, as mulheres sempre estiveram no lado de dentro e os homens no lado de fora. Só com as reformas econômicas as mulheres começaram a fazer incursões na arena pública", afirmou.



Cheung, nascida na província de Heilongjiang (nordeste) e hoje radicada em Los Angeles, começou a fazer fortuna em 1985, quando passou a vender papel usado em Hong Kong.



Mais tarde se tornou a maior exportadora de aparas de papel (em termos de volume) dos Estados Unidos, levando o material para a China, onde o transforma em papelão de embalagem.



Sua fortuna pessoal no ano passado era de 375 milhões de dólares, e ela estava em 36o lugar na pesquisa. Agora, superou o rei do material elétrico na China, Huang, que tem 2,5 bilhões de dólares, segundo o relatório.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
Play

VÍDEO: homem ateia fogo em vagão de metrô lotado após divórcio

Play

VÍDEO: TV estatal do Irã é atingida por ataque israelense durante programa ao vivo

Play

Bispo Edir Macedo e Messi 'moram' no mesmo prédio de luxo em Miami

Play

Major da polícia é preso por auxiliar Tuta, alta liderança do PCC

x