MUNDO
Pós-fascista Meloni a um passo de se tornar 1ª premiê da Itália
A conservadora tem como lema "Deus, pátria, família"
Por AFP
Giorgia Meloni, que obteve uma vitória histórica nas eleições legislativas italianas com seu partido pós-fascista Fratelli d'Italia (Irmãos da Itália), deve ser oficialmente nomeada como primeira-ministra nesta sexta-feira, 21, tornando-se a primeira mulher a ocupar esse cargo no país.
Essa romana de 45 anos, que conseguiu "desdemonizar" seu partido para chegar ao poder exatamente um século depois de Mussolini, foi convocada para comparecer às 11h30 (horário de Brasília) ao Palácio do Quirinal, pelo presidente da República, Sergio Mattarella. Ele deve, então, encarregá-la de formar um governo.
Esta manhã, Meloni já se reuniu com o presidente no âmbito das consultas que antecedem a nomeação de um governo. Nesse encontro de cerca de 15 minutos, Meloni estava acompanhada de seus aliados Matteo Salvini, o líder populista da Liga Anti-imigrante, e Silvio Berlusconi, o líder em declínio do Forza Italia. Sua coalizão tem maioria absoluta na Câmara dos Deputados e no Senado.
Oradora de talento e uma cristã conservadora hostil aos direitos LGBT+, que tem como lema "Deus, pátria, família", Meloni prometeu, no entanto, não tocar na lei que autoriza o aborto. Meloni e seus ministros poderão prestar juramento neste fim de semana antes de enfrentarem os inúmeros desafios que têm pela frente.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes