Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > MUNDO
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

MUNDO

Prêmio Nobel do jornalista russo Muratov não é nenhum 'escudo', alerta Putin

AFP

Por AFP

13/10/2021 - 17:22 h
Putin pediu que Muratov não use o prêmio para violar legislação russa | Foto: Sergei Guneyev | Sputnik | AFP
Putin pediu que Muratov não use o prêmio para violar legislação russa | Foto: Sergei Guneyev | Sputnik | AFP -

O presidente russo Vladimir Putin alertou, nesta quarta-feira, 13, que o prêmio Nobel da Paz concedido a Dimitri Muratov, editor-chefe de um jornal crítico ao governo, não é um "escudo" com o qual pode se proteger de seu status de "agente do exterior".

Muratov, que lidera as equipes do jornal Novaya Gazeta, recebeu na semana passada o prêmio Nobel da Paz junto com a jornalista filipina Maria Ressa, em um contexto de crescente repressão dos veículos independentes da mídia na Rússia.

Tudo sobre Mundo em primeira mão!
Entre no canal do WhatsApp.

Entre os instrumentos desta repressão está a atribuição do status de "agente do exterior", dado a vários jornalistas e jornais críticos ao Kremlin. Essa designação complica enormemente seu trabalho.

Se Muratov "não infringir o direito russo, se não der motivos que justifiquem que seja declarado agente do exterior, então isso não acontecerá", afirmou Putin nesta quarta-feira durante um fórum sobre energia, em Moscou.

O chefe de Estado russo pediu que Muratov não "use o prêmio Nobel como um escudo" para violar a legislação russa e "chamar a atenção".

"Seja qual for seu mérito, todo o mundo deve entender isso: é preciso respeitar as leis russas", insistiu.

As ONGs denunciam com frequência as pressões exercidas contra os jornais na Rússia, um país que ocupa a 150º posição de 180 no último índice da liberdade de imprensa publicado por Repórteres Sem Fronteiras (RSF).

Novaya Gazeta é um dos últimos redutos independentes do panorama midiático russo.

O jornal é famoso principalmente pelas investigações que realizou sobre a corrupção e as violações dos direitos humanos na Chechênia.

O compromisso do Novaya Gazeta custou a vida de seis de seus colaboradores desde os anos 1990, incluindo a famosa jornalista Anna Politkovskaya, assassinada em 2006.

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.

Participe também do nosso canal no WhatsApp.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
Putin pediu que Muratov não use o prêmio para violar legislação russa | Foto: Sergei Guneyev | Sputnik | AFP
Play

Asteroide potencialmente perigoso ao mundo será visível a olho nu

Putin pediu que Muratov não use o prêmio para violar legislação russa | Foto: Sergei Guneyev | Sputnik | AFP
Play

Raphinha acusa Disney de racismo contra filho pequeno: "Nojento"

Putin pediu que Muratov não use o prêmio para violar legislação russa | Foto: Sergei Guneyev | Sputnik | AFP
Play

Trump diz que ataque a barco da Venezuela deixou 11 traficantes mortos

Putin pediu que Muratov não use o prêmio para violar legislação russa | Foto: Sergei Guneyev | Sputnik | AFP
Play

Turista tenta tirar selfie com elefante é pisoteado pelo animal

x