AMÉRICA LATINA
Presidente do Peru nomeia ministros e tenta diminuir crise
Dina Boluarte indicou nomes com atuação crítica a Pedro Castillo, deposto após tentativa de golpe
Por Da Redação
Empossada há apenas três dias, a presidente do Peru, Dina Boluarte, neste sábado, 10, nomeou o seu gabinete ministerial. O primeiro-ministro indicado foi Pedro Miguel Angulo Arana, crítico de medidas adotadas pelo presidente deposto Pedro Castillo.
Além deles, a presidente anunciou Alex Contreras para a pasta das Finanças, Ana Cecilia Gervasi Díaz para a chancelaria, César Cervantes Cárdenas para o Interior, Óscar Vera Gargurevich para Energia e Minas, e Alberto Otárola para a Defesa.
O anúncio é feito momentos depois de Boluarte avisar que pode antecipar as eleições gerais no país para aplacar a onda de protestos que tomou o país, tanto a favor quanto contra de Pedro Castilho. A presidente declarou que se for a vontade da população e a situação se justificar, pode adiantar o pleito. “Se a sociedade e a situação justificarem a antecipação das eleições, então, em conversa com as forças democráticas e políticas do Congresso, sentaremos para negociar”.
Dina foi eleita vice-presidente em 2021, concorrendo na chapa de Castilho à Presidência da República. Em seu discurso de posse, após o seu companheiro de chapa ter sido deposto e preso por tentar dissolver o Congresso, ela pediu “trégua política para instalar um governo de unidade nacional”.
Pela Constituição, Boluarte deve cumprir o mandato do atual governo até julho de 2026.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes