Busca interna do iBahia
HOME > MUNDO
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

MUNDO

Ross Perot, duas vezes candidato à presidência dos EUA, morre aos 89 anos

Estadão Conteúdo

Por Estadão Conteúdo

09/07/2019 - 17:36 h | Atualizada em 19/11/2021 - 10:01

Ross Perot, bilionário da indústria de computadores e duas vezes candidato à presidência dos Estados Unidos, morreu aos 89 anos na cidade de Dallas, no Texas, informou nesta terça-feira, 9, a família do político. Ele lutava há cinco meses contra leucemia.

"Um verdadeiro patriota americano e um homem de visão, princípios e profunda compaixão, ele tocou as vidas de inúmeras pessoas por meio de seu apoio inabalável aos militares e veteranos e de seus esforços de caridade", acrescentou o comunicado da família do político.

Tudo sobre Mundo em primeira mão!
Entre no canal do WhatsApp.

De acordo com o porta-voz da família, James Fuller, o magnata foi diagnosticado com leucemia em fevereiro, e uma infecção secundária em março quase acabou com sua vida já naquela ocasião.

Perot, cujas biografias sempre destacaram o fato de ele ter sido um multimilionário que se construiu sozinho, se tornou um dos homens mais ricos do país ao fundar, em 1962, a empresa de serviços informáticos Electronic Data Systems Corp, sendo um dos pioneiros desse setor.

Posteriormente, vendeu sua companhia à General Motors por US$ 2,5 bilhões. Criou em 1988 outra companhia, a Perot Systems, que liderou até 2004 quando cedeu o comando a seu filho e passou a ocupar a cadeira de presidente honorário.

"Eu sempre pensei nele como alguém saído de uma pintura de Norman Rockwell a viver o sonho americano", disse Tom Luce, que era um jovem advogado quando Perot o contratou para cuidar de seus negócios.

Em 1992, Perot saltou ao palco da política nacional ao se lançar à campanha presidencial como candidato independente contra o então presidente republicano George H.W. Bush (1989-1993) e o candidato democrata Bill Clinton (1993-2001).

O multimilionário texano obteve cerca de 19% dos votos, a maior porcentagem para um candidato independente em 80 anos. As eleições daquele ano foram vencidas por Clinton.

O amplo apoio recebido por Perot fez com que os republicanos lhe culpassem pela derrota de Bush, que não conseguiu ser reeleito.

Quatro anos mais tarde, em 1996, Perot voltou a se candidatar às eleições presidenciais com um programa ultraconservador à frente do Partido da Reforma dos EUA e recebeu 8,4% dos votos.

Perot e sua mulher, Margot, tiveram 5 filhos e 16 netos. (Com agências internacionais)

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.

Participe também do nosso canal no WhatsApp.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
Play

Trump diz que gosta de Lula, após nova conversa com petista

Play

Fim dos tempos? Homem flagra animal conhecido como 'fantasma branco'

Play

Polícia identifica “intercâmbio” de membro do CV na Ucrânia para treinamento de guerra

Play

Presidente mexicana é assediada sexualmente na rua; veja vídeo

x