TENSÃO NO LESTE EUROPEU
Rússia mantém militares em Belarus em meio à escalada
No leste da Ucrânia, separatistas pró-russos realizam uma mobilização total
O ministro da Defesa belarusso disse, neste domingo, 20, que as tropas da Rússia e de Belarus continuariam com os testes de prontidão militar após a conclusão de exercícios militares conjuntos, implicando que as forças russas estenderiam sua estadia em Belarus.
De acordo com Minsk, o objetivo das manobras continua sendo “garantir uma resposta adequada e uma desescalada dos preparativos militares que estão sendo realizadas por pessoas mal intencionadas perto das fronteiras”.
“Em conexão com o aumento da atividade militar perto das fronteiras de Rússia e Belarus e o agravamento da situação em Donbas, os presidentes de Belarus e da Rússia decidiram continuar checando as forças de resposta”, complementou o o ministro belarusso em sua conta no Telegram.
Khrenin não deu informações específicas sobre a localização dessas checagens de prontidão, mas os exercícios da aliança começaram em território belarusso no dia 10 de fevereiro.
A Rússia, apesar de seus anúncios de retirada militar, é acusada de ter reunido 150.000 soldados nas fronteiras ucranianas em vista de uma invasão . oscou nega qualquer plano nesse sentido, mas pede “garantias” para sua segurança, em particular a promessa de que a Ucrânia nunca ingressará na Otan, organização com forte influência dos Estados Unidos
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro