Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > MUNDO
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

GEOPOLÍTICA

Sobrevivente do Holocausto e especialistas comentam gesto de Elon Musk

Elon Musk fez gesto apontado como uma saudação nazista, em discurso na posse de Donald Trump, na segunda-feira, 20

Por Redação

22/01/2025 - 9:00 h | Atualizada em 22/01/2025 - 11:10
Chanceler alemão repudiou gesto de empresário também dono da Tesla
Chanceler alemão repudiou gesto de empresário também dono da Tesla -

O empresário Elon Musk ficou entre os nomes mais falados na rede social X nos “Assuntos do Momento”, na última segunda-feira, 20, após fazer um gesto que os internautas e especialistas apontam como semelhante a uma saudação nazista, antes do discurso de Donald Trump. A informação é do Correio Braziliense.

O dono da Tesla realizou o movimento em pronunciamento do retorno do presidente republicano à Casa Branca. Elon Musk bateu no peito com a mão direita e estendeu o braço, abertamente. Depois, virou-se e repetiu o gesto.

O chanceler da Alemanha, Olaf Scholz, em pronunciamento no Fórum Econômico Mundial, em Davos, repudiou o gesto do empresário. "Temos liberdade de expressão na Europa e na Alemanha, todos podem dizer o que quiserem", disse o líder alemão. "O que não aceitamos é que isso seja apoiar posições de extrema-direita, e é isso que eu gostaria de repetir." Musk publicou o vídeo com a declaração do chanceler e respondeu: "Vergonha de você".

O especialista em nazismo e fascismo, Gabriel Waldman, 86 anos, que escapou da morte aos 6 anos junto à mãe na Segunda Guerra Mundial, em uma Budapeste ocupada pelos nazistas, e teve a família paterna assassinada nos campos de concentração comentou sobre o ocorrido.

Leia mais:

>> "Reunião da direita extremista", diz ministra sobre posse de Trump

"Não acho que Musk seja antissemita e que tenha sido um gesto deliberado de saudação nazista. Pode ter sido um gesto espontâneo, especialmente sabendo que Trump é amigo de Israel. Mas existem certas coisas que devem ser evitadas, por serem muito estigmatizadas. Por exemplo, a ópera Lohengrin, do compositor alemão Richard Wagner; o braço em riste; e a suástica. Elas lembram o nazismo e os 6 milhões de assassinatos", explicou. "Foi muita ingenuidade de Musk, se realmente foi uma coisa não deliberada."

Já o estudioso sobre a extrema direita pela Universidade de Dortmund, Diek Borstel disse que o gesto pareceu transmitir a ideia de saudação nazista. "Em última análise, garante muita atenção ao bilionário. A reação dele se assemelha à do extremismo de direita moderno: primeiro, provocar as pessoas com gestuais nazistas; depois, ante protestos, afirmar que não era essa a intenção", exemplificou.

O professor de história contemporânea da Universidade de Michigan e autor de Nazism as Fascism: Violence, Ideology, and the Ground of Consent in German (Nazismo como Fascismo: Violência, Ideologia e a Base do Consentimento em Alemão), Geof Elley afirmou acreditar que, "em um nível vago, mas potencialmente visceral, Musk certamente conhece a saudação de Adolf Hitler e a crueza de seu significado — do nacionalismo branco excludente, xenófobo e racialmente compreendido, com sua ambição política autoritária e autocrática".

"O gesto fornece um símbolo que comunica o poder do momento, seja como mensagem aos simpatizantes, seja como ameaça aos oponentes. "Eu ficaria surpreso se Musk tivesse algum conhecimento ou compreensão bem desenvolvida do que o nazismo representou, historicamente. A sua pior violência antissemita e tendências genocidas, presumivelmente, ainda estão fora de questão. Ele certamente rejeitaria esse conjunto de conotações. Mas, para um homem egoísta e movido pelo poder, como Musk, esse tipo de afiliação detalhada não vem ao caso", analisou.

Confira vídeo de Elon Musk fazendo o gesto:

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Tags:

Donald Trump elon musk fascismo gestos holocausto nazismo Saudações

Cidadão Repórter

Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro

ACESSAR

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
Chanceler alemão repudiou gesto de empresário também dono da Tesla
Play

Após 9 meses, astronautas “presos” no espaço estão a caminho da Terra

Chanceler alemão repudiou gesto de empresário também dono da Tesla
Play

Vídeo: Mulher morre após cair de escada no dia do próprio aniversário

Chanceler alemão repudiou gesto de empresário também dono da Tesla
Play

Praias ficam cobertas de neve durante inverno nos EUA; assista

Chanceler alemão repudiou gesto de empresário também dono da Tesla
Play

Avião capota durante o pouso e deixa pelo menos 8 feridos

x

Assine nossa newsletter e receba conteúdos especiais sobre a Bahia

Selecione abaixo temas de sua preferência e receba notificações personalizadas

BAHIA BBB 2024 CULTURA ECONOMIA ENTRETENIMENTO ESPORTES MUNICÍPIOS MÚSICA O CARRASCO POLÍTICA