TESTE DE RISCO
SpaceX confirma que acionou comando para explodir seu foguete
O Starship, maior foguete do mundo, explodiu logo após sua decolagem
Por Da Redação
Nesta quinta-feira, 20, o Starship, maior foguete do mundo desenvolvido pela empresa americana SpaceX, comandada por Elon Musk, para viagens à Lua e Marte, explodiu logo após sua decolagem. Esse foi o primeiro voo de teste da nave, comemorado por Musk, que já prevê um novo lançamento.
"Parabéns à equipe da SpaceX pelo emocionante lançamento de teste da Starship! Aprendemos muito para o próximo teste de lançamento, em alguns meses", escreveu Musk.
O mega foguete decolou às 8h30 da Starbase, base espacial da SpaceX em Boa Chica, no Texas. Quatro minutos depois, as equipes da SpaceX induziram a explosão de todo o foguete. O objetivo do voo de teste é coletar o máximo de dados para melhorar os protótipos futuros.
A nave Starship, que constitui o segundo andar do foguete, deveria ter se desprendido do lançador três minutos depois da decolagem, mas apresentou múltiplas falhas em seu motor, perdeu altitude e começou a descer.
O foguete tinha um primeiro desenvolvido, denominado Super Heavy, equipado com 33 motores, e um segundo estágio, a espaçonave homônima, que deu nome a sua totalidade.
Em fevereiro, a SpaceX já havia realizado com sucesso o teste de todos os 33 motores, mas o Super Heavy e a Starship nunca voaram juntos. O voo de teste teve como objetivo avaliar seu desempenho em configuração completa.
Inicialmente, o Starship foi projetado para levar até 150 toneladas de carga em órbita. A inovação do foguete é ser totalmente reutilizável, o que Musk acredita que pode ser alcançado em dois a três anos. A estratégia de Musk é baixar os preços. Cada voo da Starship poderia custar “alguns milhões” de dólares.
Cálculos
A primeira tentativa do lançamento tinha sido cancelada na última segunda-feira, 17, depois de um problema técnico. Musk disse no domingo, 16, que "este é o primeiro voo de um foguete enorme e muito complexo", assim o teste seria “muito arriscado”.
Desde o fechamento do programa Apollo, em 1972, a Nasa escolheu a Starship para transportar astronautas à Lua pela primeira vez. A missão, conhecida como Artemis III, está prevista para o fim de 2025.
Precaução
O plano de voo desta quinta-feira, 20, estimava que o propulsor Super Heavy se separaria da Starship e cairia nas águas do Golfo do México. No entanto, este desprendimento não ocorreu e o foguete explodiu.
Musk já tinha indicado que esperava que pelo menos a plataforma de lançamento não fosse destruída pela explosão dos motores do Super Heavy, pois reconstruí-la poderia “levar meses”.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes