MUNDO
Terra ficou o mais perto possível do Sol nesta terça
Durante o evento, conhecido como periélio, o Sol parece 3,6% maior e cerca de 7% mais brilhante
Por Da Redação

A Terra esteve em seu ponto mais próximo do Sol nesta terça-feira, 4. Durante o evento, conhecido como periélio, o Sol parece 3,6% maior e cerca de 7% mais brilhante do que no afélio, fenômeno contrário no qual o planeta alcança sua máxima distância do astro.
O periélio aconteceu por volta das 3h52 (horário de Brasília) e a Terra ficou a 147,1 milhões de km de distância do Sol — em média, ela está a 149,5 milhões de km de distância. Já no afélio, que vai ocorrer em julho, Terra e Sol registram 152,1 milhões de km de distância.
Apesar dos eventos não serem responsáveis pelas estações do ano, periélio e afélio podem refletir na duração delas. Quando mais próxima do Sol, a Terra se desloca mais rapidamente em sua órbita e o verão no hemisfério Sul dura cinco dias a mais.
A relação entre a distância do Sol e o movimento orbital da Terra é baseada nas observações do astrônomo Johannes Kepler, que, no século XVII, percebeu que os planetas viajam pelo Sistema Solar em um movimento elíptico e não um círculo perfeito.
Quando um planeta está mais próximo do Sol, ele se desloca com mais rapidez em sua órbita e, quando afastado, mais devagar.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Siga nossas redes