ACUSAÇÃO
Tiro foi da Rússia, diz presidente do Arzeibaijão sobre queda de avião
Ilham Aliyev disse que algumas pessoas na Rússia mentiram sobre causa do desastre.
Por Redação
O presidente do Azerbaijão, Ilham Aliyev, afirmou neste domingo, 29, que o avião que caiu na semana passada, matando 38 pessoas, foi atingido por tiros vindos do solo na Rússia. Ilham afirmou ainda que algumas pessoas na Rússia mentiram sobre a causa do desastre.
Vladimir Putin, presidente da Rússia, se desculpou no sábado com Aliyev pelo "incidente trágico" ocorrido na quarta-feira no espaço aéreo russo, envolvendo o avião, após as defesas aéreas russas terem interceptado drones ucranianos. Uma declaração do Kremlin não cita que a Rússia havia derrubado o avião, apenas menciona que uma investigação teria sido aberta.
O voo J2-8243 da Azerbaijan Airlines caiu na última quarta-feira, 25, perto da cidade de Aktau, no Cazaquistão, quando drones ucranianos atacavam o sul da Rússia.
O pedido de desculpa do presidente russo Vladmir Putin neste útimo sábado, 28, não assume a autoria do ataque ao avião.
Neste domingo, 29, o Azerbaijão prestou homenagem aos pilotos e passageiros do avião. O capitão Igor Kshnyakin e o co-piloto Alexander Kalyaninov, russos étnicos com cidadania do Azerbaijão, e Hokuma Aliyeva, comissária de bordo, receberam honras durante cerimônia no Alamedo da Honra, centro de Baku, com a presença de Aliyev e a esposa, Mehriban.
Os pilotos, que não sobreviveram, foram lembrados com louvor no Azerbaijão por aterrissarem de maneira que permitiu que 29 pessoas sobrevivessem.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes