SENHOR DAS ARMAS
Traficante libertado em troca de jogadora de basquete inspirou filme
Agente da ex-União Soviética, Viktor Bout foi condenado a 25 anos de prisão por tráfico de armas
Por Da Redação
A negociação para libertação da jogadora de basquete americana Brittney Griner colocou fim a uma negociação que se arrastava há mais de dois anos. Desde 202o, o governo russo tenta a extradição de Viktor Bout, ex-agente da antiga União Soviética, condenado em 2012 a 25 anos de prisão por tráfico de armas.
Conhecido como "Mercador da morte", Bout inspirou um filme de Hollywood. Acredita-se que ele tenha sido a inspiração para o personagem interpretado por Nicolas Cage no filme de 2005 “O Senhor das Armas”, de Andrew Niccol.
Viktor Bout foi condenado sob a acusação de conspirar para matar americanos, adquirir e exportar mísseis antiaéreos e fornecer apoio material a uma organização terrorista. Estima-se que ele tenha negociado mais de 800 mísseis terra-ar e 5 mil fuzis automáticos kalashnikov (AK 47), uma das armasmais usadas em todo o mundo.
O empresário russo que fala seis línguas escapou de mandados de prisão internacionais e congelamentos de ativos por anos. Ele foi preso em uma operação policial em 2008 liderada por agentes antidrogas dos EUA na Tailândia se passando pelas Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia, conhecidas pela sigla FARC e foi extraditado para os EUA em 2010, após um longo processo judicial.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes