MUNDO
Trump é condenado de 34 acusações em julgamento criminal em NY
"O veredito real vai ser em 5 de novembro pelo povo", disse ex-presidente dos EUA
Por AFP | Redação
Um júri de Nova York considerou o ex-presidente americano Donald Trumpculpado de todas as 34 acusações que pesavam contra ele por fraude contábil, um veredicto anunciado nesta quinta-feira, 30, a cinco meses das eleições presidenciais, nas quais o republicano aspira voltar à Casa Branca. Com a decisão, o ex-presidente americano se tornou o primeiro ex-ocupante da Casa Branca condenado criminalmente.
"Isso foi uma desgraça, este foi um julgamento manipulado por um juiz suspeito, que era corrupto", disse o ex-presidente americano. "Eles não nos deram nenhuma chance, nem 5% ou 6% [de chance] nesse distrito, nessa área. Este foi um julgamento manipulado e o veredito real vai ser em 5 de novembro pelo povo", emendou.
A deliberação teve início na quarta-feira e durou cerca de 12 horas. Segundo as regras da corte, o painel de 12 jurados — formado por cidadãos de Nova York — deveria tomar uma decisão unânime sobre o futuro do presidente.
O veredicto transforma Trump no primeiro ex-presidente americano condenado criminalmente, mas não o impede de fazer campanha para um novo mandato na Presidência dos Estados Unidos.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes