GUERRA
Ucrânia pede investigação internacional sobre queda de avião russo
Está prevista para esta quinta-feira, 25, uma reunião de urgência do Conselho de Segurança da ONU
Por Da Redação
O ombudsman — espécie de representante — da Ucrânia, Dmytro Lubinets, solicitou nesta quinta-feira, 25, uma investigação internacional sobre a derrubada de um avião de transporte militar que caiu em Belgorodo, da Rússia, matando todas as 74 pessoas a bordo, onde 65 seriam prisioneiros de guerra ucranianos que seriam trocados por russos. As informações são da AFP e da Reuters.
Dmytro fez o pedido em uma transmissão de TV, um dia depois de Moscou acusar Kiev de abater o avião deliberadamente. O governo ucraniano não disse se suas tropas eram ou não responsáveis pela queda e não confirmou a presença de prisioneiros ucranianos a bordo.
Lubinets declarou que enviará cartas para as Nações Unidas e o Comitê Internacional da Cruz Vermelha com o pedido de investigação. "Faremos a nossa parte para que isso [investigação] aconteça. Mas estou convencido de que os russos não entregarão nenhum material para análise e simplesmente culparão a Ucrânia."
"De acordo com minhas informações, não posso afirmar positivamente que havia de fato prisioneiros de guerra. Não vimos qualquer indicação de que houvesse um número tão grande de pessoas no avião", acrescentou.
Ainda hoje, em Nova York, está prevista uma reunião de urgência do Conselho de Segurança da ONU, a pedido de Moscou, para debater sobre a situação.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes