TENSÃO NO LESTE EUROPEU
Ucrânia recruta reservistas e decreta estado de emergência
A medida deverá ser aprovada pelo Parlamento ucraniano em 48 horas
Por Da Redação
O governo da Ucrânia adotou uma série de medidas de preparação para uma guerra nesta quarta-feira, 23, desde a convocar reservistas a pedir para seus cidadãos deixarem a Rússia imediatamente. A medida deverá ser aprovada pelo Parlamento ucraniano em 48 horas e terá duração de 30 dias, com possibilidade de prorrogação por mais 30 dias.
De acordo com autoridades ucranianas, a decisão somente manter a calma no país e proteger a sua economia. Um soldado teria sido morto após bombardeios de separatistas pró-Rússia, no leste do país.
“Em todo o território de nosso país, com exceção de Donetsk e Luhansk, um estado de emergência será introduzido”, disse Oleksiy Danilov, secretário do Conselho Nacional de Segurança e Defesa da Ucrânia, nesta quarta-feira.
“O principal objetivo da Federação Russa é desestabilizar a Ucrânia por dentro e alcançar seu objetivo. Para evitar que isso aconteça, decidimos hoje e tomamos essa decisão hoje”, acrescentou.
A introdução do estado de emergência confere poderes especiais às autoridades, incluindo restrições ao transporte, envio de proteção adicional para infraestrutura-chave e a proibição de greves. As autoridades regionais podem tomar decisões sobre a introdução de toque de recolher e outras medidas.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes