GUERRA
Ucrânia reivindica pequenos avanços no sul e leste
Kiev afirmou que rompeu a primeira linha de defesa russa nesta área da região de Zaporizhzhia
Por AFP
O Ministério da Defesa da Ucrânia reivindicou nesta segunda-feira, 11, avanços no sul do país, onde o exército registrou progressos nas últimas semanas, e no leste, perto de Bakhmut.
As forças ucranianas "continuam suas operações ofensivas no sul" e avançaram ao sul de Robotyne (localidade retomada dos russos no fim de agosto) e no oeste de Verbove, declarou a vice-ministra da Defesa, Ganna Maliar.
Kiev afirmou que rompeu a primeira linha de defesa russa nesta área da região de Zaporizhzhia, o que abre caminho para sua ofensiva em direção às cidades de Tokmak e Melitopol, localidades importantes para a logística do exército russo.
Na região de Bakhmut (leste), também foram registrados avanços e o exército ucraniano progrediu na área de Klishchiivka e Andriivka, afirmou a vice-ministra.
"Na semana passada, quase dois quilômetros quadrados de território foram liberados perto de Bakhmut. No total, 49 quilômetros quadrados foram liberados nos flancos da cidade desde o início da contraofensiva ucraniana em junho", disse Maliar.
O exército ucraniano também tomou uma parte de Opytne, um localidade próxima da cidade de Avdivka, outro ponto de tensão da frente de batalha, afirmou a ministra.
A contraofensiva ucraniana enfrenta dificuldade com as linhas de defesa fortalecidas construídas pelos russos, os campos minados, trincheiras e armadilhas antitanques, mas Kiev afirma que espera avançar no sul, na área de Robotyne.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes