Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > MUNDO
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

MUNDO

Uganda reclama de declarações de Chávez sobre ditador

Por Agência Estado

22/11/2009 - 17:12 h

Funcionários do governo de Uganda expressaram hoje ultraje com as declarações do presidente da Venezuela. Na sexta-feira, Hugo Chávez se perguntou em voz alta, num discurso, se o ex-ditador de Uganda, Idi Amin Dada (1925-2003), foi tão brutal quanto historiadores dizem. "Nós pensávamos que ele era um canibal. Eu tenho dúvidas. Talvez tenha sido um grande nacionalista, um patriota".

Embora não exista uma cifra exata, estima-se que durante a ditadura de Amin, entre 1971 e 1979, meio milhão de pessoas foram assassinadas em Uganda. Os opositores ao governo de Amin eram torturados e executados.

A porta-voz do partido governista de Uganda, o Movimento Nacional de Resistência, Mary Karoro Okuut, disse que Amin não merece os elogios feitos por Chávez. "Qualquer um que diga que Amin era bom, existe algo de ruim com essa pessoa. Amin era brutal, matou muitos ugandenses e forçou milhares ao exílio. Existe algo de mal com alguém que elogia a Amin", ela disse.

Tamale Mirundi, secretário do presidente de Uganda, Yoweri Museveni, lembrou o histórico de torturas e assassinatos de Amin, que incluíram uma das esposas do ex-ditador."Se você se casa com uma mulher e depois a mata, então você não merece ser chamado de um bom marido", disse.

"Isso é o que fez Amin. Algumas das suas ideias podem ter sido boas para Uganda, mas a maneira como ele as implementou foi desesperadora. A maneira como matou um número grande de ugandenses impede que ele seja qualificado de nacionalista", disse Mirundi.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
Play

Famosos comentam escolha do novo papa

Play

Vídeo: helicóptero cai em rio e seis pessoas morrem

Play

Após 9 meses, astronautas “presos” no espaço estão a caminho da Terra

Play

Vídeo: Mulher morre após cair de escada no dia do próprio aniversário

x