AVISO VERMELHO
Venezuela emite mandado de prisão contra "ex-presidente" Juan Guaidó
Um dos líderes da oposição ao regime chavista, político chegou a se autoproclamar presidente do país
Por Da Redação
O Ministério Público da Venezuela emitiu nesta quinta-feira, 5, um mandado de prisão contra o ex-líder da oposição Juan Guaidó, que está exilado nos Estados Unidos. Um dos principais adversários do regime chavista, ele é acusado de vários crimes, como lavagem de dinheiro, traição, usurpação de função e desvio de títulos de bens públicos.
O procurador-geral Tarek William Saab afirmou que Guaidó utilizou recursos da PDVSA (petrolífera estatal) e acrescentou que se baseou em "revelações" fornecidas à imprensa "por um tribunal federal dos Estados Unidos”. O procurado é ex-presidente da Assembleia Nacional da Venezuela e chegou a se autoproclamar presidente do país.
O "governo interino" de Guaidó não teve sucesso diante do regime de Maduro e acabou dissolvido em dezembro, por decisão da maioria dos partidos de oposição que o apoiavam. Em abril deste ano, ele foi deportado da Colômbia para os Estados Unidos. Segundo o governo venezuelano, 27 investigações diferentes estão em curso contra Guaidó, mas esta é a primeira vez que solicita a sua prisão.
Diante das declarações de Saab, que afirmou que procuradores solicitarão "um Aviso Vermelho á Interpol", Guaidó utilizou as redes sociais para afirmar que está sendo vítima de “perseguição física e moral” da oposição. “O regime ataca novamente com uma de suas armas favoritas: o sequestro da justiça”, publicou.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes