ESTUDO
Via Láctea pode ter formato diferente do que imaginamos; entenda
Publicação sugere que a nossa galáxia teria dois braços principais
Por Da Redação
Um estudo divulgado pela revista The Astrophysical Journal sugeriu um novo conceito a respeito do formato da Via Láctea. Segundo a publicação, nossa galáxia teria dois braços principais, contrariando os mapeamentos que propõem quatro braços.
"Apesar de muito trabalho, a morfologia geral da estrutura espiral da Via Láctea permanece um tanto incerta. Nas últimas duas décadas, medições precisas de distância nos deram a oportunidade de resolver esse problema", diz trecho do artigo.
A ideia aceita desde 1950, instituída por William W. Morgan, sobre a forma dos braços espirais da Via Láctea, atribui medições de distâncias das estrelas de grande massa. Até os dias atuais, elas são consideradas fundamentais para o mapeamento da galáxia.
De acordo com o estudo, foi encontrado três segmentos curtos de braços espirais e, logo depois, as distâncias de nuvens neutras de hidrogênio (HI) revelaram que esses braços se estendiam por quase todo o disco galáctico. Acontece que as distâncias dessas nuvens não são tão confiáveis quanto se imaginava.
Nas pesquisas atuais, os mapas apontam para quatro braços principais: Sagittarius, Orion, Perseus e Norma-Cygnus, do mais próximo ao mais distante do centro galáctico. No entanto, existem vários estudos que propõem modelos diferentes: apenas dois braços principais, um braço local maior do que o esperado e até mesmo sugestões de braços nunca encontrados antes.
“Usando as localizações precisas de objetos muito jovens, pela primeira vez, propomos que nossa galáxia tenha uma morfologia de múltiplos braços que consiste em simetria de dois braços [...] Os braços Norma e Perseus são provavelmente os dois braços simétricos na Via Láctea interna. À medida que se estendem da galáxia interna para as partes externas, eles se bifurcam e se conectam aos braços Centaurus e Sagitário , respectivamente", completou a revista.
O estudo ainda reforça que esse modelo proposto não é definitivo e que mais pesquisas precisam ser feitas para entender a sua origem. O que o grupo sugere é que esse formato sirva de base alternativa para análises da estrutura galáctica.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes