NA ÍNDIA
Viúvo encomenda estátua realista da esposa avaliada em RS 16 mil
Homem contou que atendeu o desejo da mulher; peça de silicone fica em cômodo da casa
Um homem encomendou uma estátua de silicone da esposa, que morreu em decorrência da Covid-19 em maio de 2021, em Calcutá, na Índia. Em tamanho real e com aspecto realista, a peça fica sentada em um cômodo da casa onde vive.
O viúvo, identificado como Tapas Sandilya, de 65 anos, investiu cerca de 250 mil rúpias indianas, que equivale a R$ 16,4 mil, pela estátua. A peça pesa cerca de 30 kg e foi vestida com um sari de seda, usado anteriormente pela mulher no casamento do filho, além de joias de ouro.
O desejo de Tapas tem atraído a curiosidade de vizinhos e visitas de pessoas de outras regiões. Contudo, o indiano esclareceu que o objetivo não era 'chamar atenção'. Em entrevista ao jornal The Times of India, ele disse que a iniciativa foi um pedido da esposa.
"Visitamos o templo Iskcon em Mayapur há uma década e não conseguimos parar de admirar a estátua realista do fundador da ordem, AC Bhaktivedanta Swami. Foi então que Indrani me contou sobre seu desejo por uma estátua semelhante se ela morresse antes de mim", contou.
O viúvo buscou um artista para reproduzir a imagem da esposa na internet e pediu que a obra deveria ter 'uma expressão facial realista'. Construída pelo escultor Subimal Das, a obra levou mais de seis meses para ser finalizada. Ele é especialista em fazer réplicas de silicone para museus, mas definiu o pedido como um dos maiores desafios da carreira.
Durante o processo de criação, o indiano frequentou o ateliê do artista para garantir que as medidas da estátua fossem correspondentes à realidade. Um alfaiate que fazia as roupas da mulher também foi consultado.
"O enxerto de cabelo levou quase um mês para ser concluído. O viúvo também queria algumas mechas grisalhas para fazer a estátua parecer real", revelou o artista.
Ainda segundo a publicação, o viúvo contou que, inicialmente, alguns familiares não concordaram com o projeto. Minha família se opôs terminantemente à ideia de instalar uma escultura tão realista, mas cedeu. Alguns de meus parentes e vizinhos ajudaram", declarou.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro