Busca interna do iBahia
HOME > MUNDO

MUNDO

Washington confirma míssil norte-coreano em rampa de lançamento

AFP
Por AFP
A Coreia do Norte colocou um míssil balístico de longo alcance em uma plataforma de lançamento, confirmou um funcionário do alto escalão do governo americano.
O funcionário, que pediu para não ser identificado, disse que a notícia divulgada pela imprensa japonesa sobre um míssil de longo alcance colocado na plataforma "é precisa". Segundo a fonte entrevistada, trata-se de um míssil Taepodong 2, que teoricamente pode alcançar o Alasca (noroeste dos Estados Unidos).
Hoje, a secretária de Estado americana, Hillary Clinton, que está no México, advertiu a Coreia do Norte sobre as consequências caso o país realize seu anunciado teste com míssil. "Temos a intenção de levar adiante essa violação da resolução do Conselho de Segurança, se acontecer", disse Hillary, em entrevista à imprensa na capital mexicana. Os EUA estão dispostos a recorrer às Nações Unidas.
A Coreia do Norte assegurou ter intenções de lançar um satélite entre 4 e 8 de abril. EUA, Coréia do Sul e Japão asseguram, porém, que esse lançamento é apenas um disfarce para testar o míssil.
O Conselho de Segurança japonês se reunirá nesta semana para preparar a eventual derrubada do míssil norte-coreano, caso constitua uma ameaça para o território nacional, anunciou o primeiro-ministro Taro Aso, nesta quarta,25.
O regime comunista norte-coreano já provocou uma crise internacional em 1998 ao disparar um míssil de longo alcance do tipo Taepodong-1, que sobrevoou parte do Japão antes de cair no Oceano Pacífico.
Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Google Noticias Siga o A TARDE no Google Noticias

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no Email

Relacionadas

Mais lidas