MUNDO
Washington desconhece custo de sua "guerra contra o terrorismo"

O governo dos Estados Unidos não tem idéia do custo exato da "guerra contra o terrorismo" iniciada após os atentados de 11 de setembro de 2001 contra Nova York e Washington, revela um estudo do Congresso americano publicado nesta terça-feira.
Segundo o Bureau de Contabilidade do Governo, nem o departamento de Defesa nem o Congresso têm idéia precisa do custo das intervenções militares dos EUA no Iraque e Afeganistão.
O Congresso já aprovou quase 430 bilhões de dólares para "a guerra contra o terrorismo". Esta soma inclui o financiamento das operações militares e da reconstrução do Iraque, mas ninguém sabe precisamente quanto dinheiro foi realmente utilizado, destaca o relatório.
Segundo o Bureau, as autoridades se baseiam em estimativas e não em cifras reais para avaliar o custo da guerra.
"Diante destas condições, nem o departamento de Defesa nem o Congresso sabem de modo confiável qual é o custo da guerra e como foram utilizados os fundos aprovados", adverte o Bureau.