MUNDO
Washington vai insistir no envio de reforços ao Afeganistão na Otan

Os Estados Unidos vão consultar seus aliados na Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte) e tentar convencê-los a enviar tropas de reforço ao Afeganistão, indicou nesta quarta-feira o porta-voz do departamento de Estado, Sean McCormack.
"Discutiremos com nossos aliados na Otan antes da Assembléia geral das Nações Unidas, que será realizada na próxima semana", informou McCormack em entrevista à imprensa.
"Temos alguma idéia sobre os países que poderiam enviar forças extras", acrescentou o porta-voz.
Ele não citou nenhum país, mas lembrou que alguns membros da Aliança Atlântica haviam manifestado seus interesses, sem se comprometerem formalmente.
"Vamos discutir este assunto, em coordenação claro com a direção da Otan", acrescentou.
"Acreditamos que esta é uma questão importante e esperamos conseguir resultados", disse.
Quarta-feira, na reunião da Otan em Mis, na Bélgica, nenhum país se habilitou a enviar reforços ao Afeganistão, indicou o porta-voz do organismo, James Appathurai.
Appathurai afirmou, no entanto, que houve sinais positivos da parte dos militares que participaram deste encontro, mas não deu nomes.